Vítima ficou em estado grave após ser atingido por motocicleta
Um adolescente de 15 anos foi atropelado por uma motocicleta enquanto atravessava uma faixa de pedestre com seu patinete elétrico na manhã desta terça-feira (19) no Centro de Balneário Camboriú, Litoral Norte catarinense. Após a forte colisão na Avenida Brasil, o jovem ficou inconsciente e com diversas fraturas pelo corpo.
Quando o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) chegou ao local, por volta das 11h56, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já estava realizando os primeiros socorros ao motociclista, que também ficou em estado grave e foi levado ao Hospital Ruth Cardoso com uma suspeita de fratura na perna.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Já o adolescente foi encontrado deitado inconsciente sobre a via, sem capacete e com sinais de traumatismo cranioencefálico. Ele sofreu ainda um corte na perna esquerda e suspeita de fratura de esterno, osso da frente da caixa torácica. Segundo os bombeiros, foi preciso solicitar apoio da equipe do SAMU para os procedimentos médicos que foram realizados dentro da ambulância.
Após os primeiros socorros, o jovem foi conduzido ao Hospital da Unimed, localizado a 10 minutos do local do acidente, que ocorreu na altura da Rua 2300.
Acidente ocorreu logo após decreto com regras para patinetes
O caso ocorreu apenas uma semana após a Prefeitura de Balneário Camboriú assinar um decreto que regulamenta o uso de equipamentos de mobilidade individual, como o patinete elétrico. O novo decreto define novas regras e exige que uma série de equipamentos de segurança sejam instalados e equipados para a circulação dos autopropelidos, incluindo o capacete.
Além disso, desde a semana passada, apenas pessoas acima de 16 anos de idade podem utilizar estes veículos. Segundo a prefeita Juliana Pavan, a cidade foi pioneira ao aplicar uma legislação que regulamente o uso de autopropelidos.
“Mesmo com fiscalização e blitz educativas, ainda temos registros de acidentes com equipamentos autopropelidos e esperamos que a idade mínima ajude a diminuir essas ocorrências”, afirmou a prefeita.
Confira as novas exigências
- Idade mínima de 16 anos para a condução de autopropelidos
- Uso de capacete pelo condutor e pelo passageiro, sendo admitido, no mínimo, o capacete ciclístico
- Indicador e/ou limitador eletrônico de velocidade
- Campainha
- Sinalização noturna dianteira, traseira e lateral incorporadas ao equipamento
- Luz dianteira acesa também durante o dia e, obrigatoriamente, à noite
- Velocidade máxima de 20 km/h nas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas
- Utilizar a infraestrutura ciclável (ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas), com vedação em áreas exclusivas de pedestres e em vias cuja velocidade regulamentada seja superior a 50 km/h
- Os ciclomotores seguem as regras de trânsito aplicáveis à pista de rolamento, no bordo direito ou na faixa mais à direita quando houver múltiplas faixas, respeitando a sinalização e as demais condições estabelecidas pelo CTB e pelo Contran
- Uso de dispositivo alternativo ao velocímetro, desde que cumpra a função de indicar ou limitar a velocidade
UFSC desenvolve IA que facilita conciliação após problemas com companhias aéreas
Programa já está disponível na internet e tem grande potencial utilitário
Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina criou uma Inteligência Artificial com um grande potencial utilitário. O grupo de pesquisa Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento (Egov) desenvolveu o Concil-IA, tecnologia que facilita os processos de conciliação entre consumidores e empresas aéreas em casos de…