28 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Joinville leva mosquitos ‘imunes’ à dengue para Blumenau e Balneário Camboriú

Foto: Prefeitura de Joinville
Cerca de 400 mil pessoas devem ser beneficiadas com a expansão do projeto

Após registrar uma queda de 98,94% dos casos de dengue nos primeiros quatro meses de 2025, Joinville, no Norte de Santa Catarina, passará a compartilhar sua receita para o sucesso no combate à doença. Isso porque a liberação de mosquitos ‘imunes’ à dengue – os chamados Wolbitos – foi levada para as cidades de Balneário Camboriú e Blumenau a partir desta quarta-feira (27).

A expansão do Método Wolbachia integra a segunda fase do projeto em Joinville. A Biofábrica da cidade – local onde Aedes aegypti são infectados com a bactéria Wolbachia, que impede que os mosquitos transmitam o vírus da dengue – passará a operar agora como Núcleo Regional de Produção. No local, serão produzidos 11,1 mil frascos por semana. A estimativa é que, nas três cidades, sejam liberados 3,4 milhões de mosquitos semanalmente.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Nesta segunda fase, os profissionais realizarão 3.844 solturas de mosquitos em Joinville. Em cada ponto, será aberto um frasco com até 300 insetos. Neste primeiro dia, a rota contemplou os bairros Glória, Santo Antônio, Bucarein e distrito de Pirabeiraba.  Além desses, também serão contemplados nesta segunda fase os bairros Adhemar Garcia, Anita Garibaldi, Boehmerwald, Dona Francisca, Itinga, Jardim Paraíso, Nova Brasília, Rio Bonito, Saguaçu, e Vila Cubatão. A área de soltura abrange 150 mil moradores. A estratégia prevê 26 semanas de liberações em campo até o início de 2026.

Em Blumenau, agentes da Vigilância Ambiental de Joinville acompanharam as equipes na soltura nesta madrugada. Já em Balneário Camboriú, a soltura teve o apoio de profissionais da Wolbito do Brasil. A expectativa é que estes mosquitos se reproduzam em campo, se estabeleçam nessas regiões e assim possam garantir a proteção das pessoas. Com isso, a estimativa é que, nesta fase, a expansão do projeto alcance até 400 mil catarinenses.

Foto: Prefeitura de Joinville

O Método Wolbachia

O Método Wolbachia é uma tecnologia inovadora e sustentável conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde e operada pela Wolbito do Brasil que utiliza mosquitos Aedes aegypti que carregam a Wolbachia, uma bactéria presente naturalmente em mais da metade dos insetos da natureza, inclusive nas abelhas, por exemplo.

Quando os mosquitos com Wolbachia se reproduzem com os mosquitos locais, transmitem a bactéria para seus filhotes e assim, sucessivamente, aqueles mosquitos deixam de transmitir as doenças. Os dados mais recentes divulgados pela Wolbito do Brasil mostram que na cidade de Niterói, o Método auxiliou na redução de 89% dos casos de dengue. Essa tecnologia é utilizada também em 15 países e outras cidades brasileiras como Belo Horizonte e Campo Grande.

           

             

Violento grupo criminoso é investigado por torturas e assassinatos em SC

Suspeitos foram alvo de operação da Polícia Civil no Oeste catarinense

Uma operação policial em Maravilha e Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, teve como alvo um grupo criminoso local voltado ao tráfico de drogas, que é investigado também pela prática de torturas e outros crimes violentos contra desafetos. Quatro pessoas foram presas pela Polícia Civil (PCSC) na manhã desta quarta-feira (27).

Continue lendo