29 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Educação

Taxa de analfabetismo entre catarinenses é a segunda menor do Brasil

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo/ SECOM
Com 1,9%, estado só fica atrás do Distrito Federal, que tem 1,8%

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) revelou mais dados que reforçam a qualidade de vida de Santa Catarina. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no segundo semestre de 2024, o estudo aponta que o estado tem a segunda menor taxa de analfabetismo do país entre pessoas com 15 anos ou mais, com 1,9%, atrás apenas do Distrito Federal, que teve 1,8%. A média brasileira é quase três vezes maior que a registrada em SC (5,3%).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Os dados mais recentes também indicam uma melhora em relação às pesquisas anteriores. Em 2022, por exemplo, a taxa de analfabetismo no estado entre pessoas com a mesma faixa etária era de 2,2%, empatado com São Paulo na terceira posição, atrás de Brasília (1,9%) e Rio de Janeiro (2,1%). “E não paramos por aí. Seguiremos empenhados para reduzir ainda mais a taxa de analfabetismo em todas as regiões de Santa Catarina”, afirmou Fabrício Oliveira, secretário de Estado do Planejamento.

O bom desempenho do estado reflete no resultado da classificação por regiões. A região Sul está em primeiro lugar no ranking nacional, com índice médio de 2,7%. No Rio Grande do Sul, a taxa de analfabetismo é de 2,4%. Já no Paraná, pior estado nesse quesito na região, 3,5% da população acima dos 15 anos é considerada analfabeta. A região com números mais elevados é o Nordeste, com 11% de média.

Políticas públicas

Essa melhora, segundo o secretário, é fruto do Programa Estadual de Fortalecimento da Aprendizagem. Parte do Educação Levada a Sério, a medida tem como objetivo auxiliar estudantes matriculados do 5º ao 9º ano na rede estadual de ensino que ainda apresentam dificuldades de leitura ou escrita. A iniciativa prevê ações estruturadas, conduzidas por professores pedagogos, com foco em práticas contextualizadas de alfabetização e letramento, respeitando os ritmos e trajetórias de cada estudante.

Ainda visando este programa, a secretaria realiza, entre os meses de setembro e outubro, a Escola de Formação de Professores e Gestores, para o desenvolvimento dos profissionais. Professores especialistas e formadores regionais serão selecionados e realizarão a capacitação em novembro e dezembro.

Taxa de analfabetismo

A taxa de analfabetismo indica a proporção de pessoas que, em uma determinada faixa etária, não possuem habilidades básicas de leitura e escrita. O índice mostra quantas pessoas ainda enfrentam desafios para ler ou escrever um simples recado ou bilhete no idioma que conhecem. A pesquisa sobre a Educação da PNAD Contínua é realizada no segundo trimestre de cada ano civil, por meio de um questionário amplo, aplicado a todas as pessoas da amostra.

O secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, ressalta que os resultados refletem mais um marco no desenvolvimento social do estado. “Acreditamos que alfabetização e qualificação caminham juntas para preparar indivíduos para os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais qualificado e exigente. O avanço na alfabetização representa, sobretudo, dignidade, inclusão social e novas oportunidades”, declarou o secretário da Seplan.

           

             

Homem fura blitz e foge com mala cheia de dinheiro na Grande Florianópolis

Suspeito fugiu por cerca de 10 quilômetros em alta velocidade

Um homem de 49 anos fugiu de uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com uma mala cheia de dinheiro na tarde deste domingo (28). O caso ocorreu em um trecho da BR-282 em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis.

Continue lendo