2 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Nutricionista traz hábitos alimentares que ajudam no tratamento contra o câncer

Foto: Fernando Bortoluzzi/TVBV Online
‘Quanto melhor a pessoa se alimenta, menos efeitos colaterais terá durante o processo’, afirma profissional no SC Acontece

Alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e bem-estar psicológico são fatores que influenciam diretamente na redução do risco de câncer de mama. A nutricionista oncológica do Centro Especializado de Oncologia de Florianópolis (CEOF), Luiza Kuhnen Reitz, explica que esses cuidados também impactam o tratamento: “Quanto melhor a pessoa se alimenta, menos efeitos colaterais terá durante o processo”.

Durante o tratamento contra o câncer de mama, principalmente na quimioterapia, a ingestão adequada de proteínas é fundamental. Isso porque a perda de massa muscular nesse período compromete a imunidade e pode aumentar a toxicidade do processo.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A nutricionista ressalta ainda que não existem alimentos específicos que ajudem no tratamento, mas sim a adoção de um padrão alimentar equilibrado. Segundo ela, “a dieta mediterrânea, rica em frutas, verduras, grãos integrais, azeite de oliva, peixes e frutos do mar, e com baixo consumo de farinhas, açúcares e gorduras saturadas, pode fazer a diferença por conter nutrientes como o Ômega 3”.

A importância de ter hábitos saudáveis durante o tratamento do câncer de mama foi o tema da entrevista com Luiza Kuhnen no programa SC Acontece da TVBV nesta quinta-feira (2). Assista à entrevista completa.

Confira

*Com supervisão de Fernando Bortoluzzi.

           

             

Bombeiros verificam informação sobre avistamento de jovem desaparecido em Florianópolis

Buscas por André Cuneo Sagaz mobilizam equipes de segurança e voluntários no Norte da Ilha

As buscas por André Cuneo Sagaz, desaparecido desde a noite da última quarta-feira (24) em Florianópolis, são concentradas em trilhas, praias e costões do Norte da Ilha com o uso de drones e equipes em solo. A atualização dos trabalhos foi repassada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) nesta quinta-feira (2).

Continue lendo