Estado deve ter uma queda no índice pluviométrico, especialmente no Oeste e nos Planaltos
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) confirmou, na última semana, a passagem da La Niña pelo Oceano Pacífico, o que deve influenciar o tempo em Santa Catarina nos próximos meses, especialmente no verão. Historicamente, o fenômeno provoca uma redução nos índices pluviométricos e uma baixa queda nas temperaturas.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Todo o estado deve sofrer os efeitos causados pela La Niña, que se caracteriza pelo resfriamento das águas do Pacífico equatorial. No entanto, os efeitos devem ser mais intensos no Oeste e nos Planaltos, onde a chuva será bastante irregular, com muitos dias marcados pela estiagem. Isso causa um efeito negativo na agricultura, especialmente nos cultivos do milho e da soja.
Outro ponto a se observar é quanto à gestão de recursos hídricos. Por conta da redução das chuvas, os reservatórios ficam abaixo da média, o que deve provocar uma alta no valor da energia elétrica. No Litoral, onde deve haver um aumento populacional por conta da chegada dos turistas, os preços devem se elevar ainda mais. Já quanto às temperaturas, os números devem cair ligeiramente, especialmente no período noturno e em regiões de maior altitude. Oscilações são esperadas também, com dias muito quentes e outros mais amenos.
Taxa de homicídios em SC nos últimos quatro meses é a menor desde 2008
Florianópolis e outros municípios também apresentaram números positivos
O estado de Santa Catarina chegou a mais uma marca importante na questão da segurança pública no mês de setembro. A taxa de homicídio no último quadrimestre (junho, julho, agosto e setembro) apresentou uma queda em relação ao mesmo período de 2024 e foi a mais baixa desde o início da série histórica, em 2008. Esse é mais um dado importante conquistado neste ano, que já teve o menor número de homicídios para o primeiro semestre em quase 20 anos. Os números foram fornecidos pela Diretoria de Inteligência Estratégica (DINE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC).