Incidente ocorreu após explosão seguida de incêndio em subestação no Paraná
Cerca de 88 mil unidades ficaram sem energia elétrica em Santa Catarina na madrugada desta terça-feira (14) durante um apagão que atingiu 10 estados brasileiros. Segundo a Celesc, o abastecimento foi interrompido nas regiões de Itajaí, no Litoral Norte; Rio do Sul e Blumenau, no Vale do Itajaí, e Angelina, na Grande Florianópolis. O abastecimento foi retomado às 01h42.
O apagão ocorreu após uma explosão seguida de incêndio de um reator instalado na subestação Bateias, localizado em Campo Largo na região metropolitana de Curitiba, no Paraná. Embora não se trate de uma rede da Celesc, a companhia estatal explica que a ocorrência provocou um desligamento em cascata das interligações entre Sul e Sudeste.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Todas as regiões foram afetadas
A explosão em Campo Largo foi registrada às 0h32, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga, afetando redes de energia nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
No momento do acidente, a subestação exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste. Na Região Sul, houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. No Nordeste, a interrupção foi da ordem de 1.900 MW; no Norte, de 1.600 MW; e no Sudeste, de 4.800 MW.
“O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que, em até uma hora e meia, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de duas horas e meia após a ocorrência”, afirmou a ONS em nota.
Maior trilha da América Latina será inaugurada no Brasil; descubra onde
São quase 460 quilômetros que cruzam 7 unidades de conservação
Com quase 460 quilômetros e passando por 17 municípios, a maior trilha sinalizada da América Latina será inaugurada neste mês de novembro no Brasil. A Trilha Amazônia Atlântica cruza o estado do Pará em meio à floresta tropical, cruzando seis territórios indígenas e reservas extrativistas. A abertura oficial do trajeto ocorre na 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém.