15 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Segurança

Segurança dentro da UFSC é pauta de debate entre estudantes e diretoria

Foto: UFSC/Divulgação
Audiência pública está marcada para esta sexta-feira e visa evitar novos episódios de assaltos

Diante dos registros de crimes recentes dentro do campus Trindade, a diretoria da Universidade Federal de Santa Catarina decidiu abrir um espaço para debates, que envolverá a participação de representantes da reitoria, servidores e alunos. Esta reunião servirá para debater a proposta da Resolução Normativa sobre a Política de Segurança Institucional. O encontro está marcado para a tarde desta sexta-feira (17), às 16h, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A presença do público estudantil tende a ser grande nesta reunião, por conta dos ataques recentes dentro da universidade. Na semana passada, duas estudantes de economia foram assaltadas a mão armada nas proximidades do prédio onde ocorrerá o debate. Lideranças de alunos se manifestaram sobre melhoras na segurança, como intensificação de rondas motorizadas, instalação de mais câmeras e até a volta da Polícia Militar dentro do espaço da instituição.

Um pouco antes, nos primeiros dias de setembro, um homem, aparentemente em situação de rua, vivia ameaçando os estudantes, tanto dentro dos prédios quanto em espaços abertos. Ele era frequentemente monitorado pelas forças de segurança, mas não era preso porque não havia flagrante. A situação também levantou a polêmica da possibilidade de atuação da Polícia Militar dentro do campus. A corporação, por conta de um acordo de anos com a Secretaria de Segurança Institucional, a pedido dos estudantes, só atua lá caso o apoio for solicitado.

Diante disso, a UFSC reforça que a participação estudantil é importante para “qualificar o texto normativo, esclarecer dúvidas e recolher contribuições que orientem a implementação de uma política de segurança alinhada aos princípios acadêmicos, à proteção de pessoas e patrimônios e ao respeito aos direitos da comunidade”.

Mobilização estudantil

Na sexta-feira da última semana (10), estudantes realizaram uma manifestação em frente ao prédio da reitoria pedindo por melhorias na segurança. Neste fim de semana, a instituição atendeu parcialmente as reivindicações dos estudantes. Novas luminárias foram instaladas em alguns pontos mais escuros e existe a promessa de mais instalações no futuro. Ainda houve a abertura de um edital para contratação de mais vigilantes.

“Ainda que estejamos contentes com a prova de que só a luta muda nossa realidade, sabemos que o que foi feito ainda não é suficiente. Por isso, seguiremos cobrando a reitoria para a efetivação dessas mudanças por uma UFSC mais segura”, escreveu nas redes sociais o Diretório Central dos Estudantes, o DCE Luís Travassos.

No entanto, essas medidas não agradaram um outro grupo de estudantes, representados pelo Direita UFSC, perfil nas redes sociais. Este segue afirmando que a distribuição de panfletos e manifestações não são a melhor solução para melhorar a segurança. Para ele, a ação mais efetiva seria a presença policial qualificada. “Prometeu vigilantes, câmeras, iluminação, botões e relatórios…Mas esqueceu o principal: nenhum desses itens funciona sem dinheiro, ou principalmente sem presença policial e parceria real com quem garante segurança de verdade”, comentou.

           

             

Estado tem alerta para volta dos temporais a partir desta quinta-feira

Condições permanecem até a madrugada de sábado (18)

Uma frente fria altera as condições do tempo em Santa Catarina a partir desta quinta-feira (16). O fenômeno deve provocar temporais isolados e chuvas pontualmente intensas em todo o estado até as primeiras horas de sábado (18), quando se afasta em direção ao oceano. Por conta da volta da precipitação em maior intensidade, as regiões catarinenses estão em risco de baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos de árvores.

Continue lendo