Municípios organizam estratégias para facilitar o acesso das famílias à vacinação
Santa Catarina se mobiliza para a realização do Dia D da Vacinação, neste sábado (18), com o objetivo de atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Cada município catarinense adota estratégias para facilitar o acesso, como horários estendidos, ações itinerantes e reforço nos postos de saúde.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A campanha integra a mobilização nacional do Ministério da Saúde, que teve início no começo de outubro e segue até o dia 31. Ela tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e prevenir o retorno de doenças já controladas. Mais de 6,8 milhões de doses foram distribuídas para reforçar a vacinação nesse período.
A Secretaria do Estado da Saúde já vem buscando ampliar a vacinação desde a metade do ano,especialmente no combate ao sarampo. No Brasil, os casos da doença têm aumentado desde 2024, quando o país recebeu o certificado de eliminação do vírus. Até o início de outubro, o Ministério da Saúde confirmou 34 casos em território nacional.
“A atualização da caderneta é essencial para garantir que nossas crianças e adolescentes estejam devidamente protegidos, evitando o risco de reintrodução e circulação de doenças já controladas”, ressalta Arieli Fialho, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).
A data também aproveita para reforçar a vacinação contra a dengue, disponível para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos em 100 municípios nas Regiões de Saúde Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí, Oeste, Alto Uruguai Catarinense e Foz do Itajaí. O imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo de três meses entre uma e outra. No entanto, a meta estadual ainda não foi atingida: até 6 de outubro, apenas 25,45% do público-alvo havia completado o esquema vacinal.
A vacinação é gratuita e está disponível durante todo o ano nos centros de saúde para atualização das cadernetas. A vacina reduz complicações causadas pelas doenças e ajuda a diminuir a circulação dos vírus.
Confira as vacinas disponíveis:
- Dengue
- BCG
- Influenza
- Febre Amarela
- Hepatite A
- Hepatite B
- Poliomielite
- Pentavalente
- Pneumocócica 10-valente
- Difteria
- Rotavírus
- Meningocócica C e ACWY
- Tríplice e Tetra Viral
- DTP
- Varicela
- Tétano adulto (dT)
- HPV
É fundamental que pais e responsáveis acompanhem a situação vacinal dos menores por meio da Caderneta Digital de Saúde, disponível no aplicativo Meu SUS Digital. No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento com foto, e, no caso de crianças e adolescentes, a presença de um responsável é obrigatória.
Além do público-alvo da campanha, também poderão se vacinar todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos que ainda não receberam a tríplice viral, vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
Em Florianópolis, ação será das 8h às 17h
Na Capital, 36 centros de saúde estarão abertos, além da van da Vacinação, Espaço Imuniza Floripa e da sala de vacinas do Sesc Prainha. Confira os locais:
Centro: CS Agronômica, CS Centro, CS Córrego Grande, CS Itacorubi, CS João Paulo, CS Monte Serrat, CS Pantanal, CS Saco Grande, CS Saco dos Limões e CS Trindade.
Continente: CS Abraão, CS Balneário, CS Capoeiras, CS Coloninha, CS Coqueiros, CS Estreito, CS Jardim Atlântico, CS Monte Cristo, CS Novo Continente, CS Sapé e CS Vila Aparecida, Espaço Imuniza Floripa e Sala de vacinas Sesc Prainha.
Norte: CS Canasvieiras, CS Capivari, CS Rio Vermelho, CS Santo Antônio de Lisboa e Van da Vacinação – No pátio do Cs Ingleses
Sul: CS Alto Ribeirão, CS Armação, CS Caieira da Barra do Sul, CS Campeche, CS Carianos, CS Costeira do Pirajubaé, CS Lagoa da Conceição, CS Morro das Pedras, CS Pântano do Sul, CS Rio Tavares e CS Tapera
Outros ações na capital
Sábado (18) – Policlínica da Mulher e da Criança (Centro)
Coleta de preventivos, exame clínico de mamas, testagem rápida para ISTs, curso de automaquiagem, brinquedos infláveis e apresentações do Grupo de Teatro da UFSC.
Quarta-feira (29) – Prefeitura Municipal – Auditório Aldo Becker, às 8h e 14h
Seminário Alusivo ao Mês de Combate ao Câncer de Mama
Inscrições disponíveis em @policlinicadamulheredacrianca a partir do dia 22 de outubro
*Com revisão de Fernando Bortoluzzi
Dia Nacional da Vacinação: uma data para conscientização
Estado tem bons números relacionados a alguns imunizantes, mas baixa no registro de vacinados contra Poliomielite preocupa
No dia 17 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Vacinação, uma data criada para reforçar o papel vital das vacinas para a saúde da população, com a erradicação e controle de doenças. Quanto mais pessoas de uma determinada comunidade são submetidas à imunização, menor a circulação de doenças e, por consequência, a população fica mais segura. A prática é centenária, com o primeiro imunizante produzido no final do século XVIII, e até hoje é considerada por especialistas como a melhor forma de prevenção contra enfermidades.