8 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Ocorrência

Cidade de SC entra em situação de emergência após tornado arrancar casas

Foto: CBMSC
Três tornados foram confirmados pela Defesa Civil; 5 pessoas ficaram feridas e 40 foram desalojadas

A Defesa Civil confirmou que três tornados atingiram municípios de Santa Catarina na tarde desta sexta-feira (7). Pelo menos 238 ocorrências foram registrada após a passagem de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical provocar uma série de estragos e deixar desalojados e feridos. A cidade mais atingida, Dionísio Cerqueira, na fronteira com o Paraná e a Argentina, decretou situação de emergência (veja vídeos abaixo).

Os fenômenos foram confirmados nas cidades de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste, e Xanxerê e Faxinal dos Guedes, na região Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), os ventos, que chegaram a superar 85 km/h no Extremo Oeste catarinense, arrancaram casas inteiras e provocaram destelhamentos e quedas de estruturas e árvores. A suspeita é de que o tornado tenha ocorrido associado ao mesmo sistema que devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná. Equipes da Defesa Civil trabalham neste sábado (8) na distribuição de lonas e na contabilização dos danos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Os maiores estragos foram registrados na comunidade de Jorge Lacerda, no interior de Dionísio Cerqueira. A tempestade atingiu a região por volta das 16h30 e, segundo a Defesa Civil municipal, afetou 200 pessoas, sendo 50 famílias e cinco feridos. A estimativa é de que 40 pessoas tenham sido desalojados por conta das fortes chuvas e ventos, sendo 30 em Jorge Lacerda e 10 na Linha Gleba União.

No local, 30 casas foram atingidas, além do ginásio de uma escola. Uma árvore caiu sobre um ônibus escolar, mas não houve feridos. Além disso, diversas árvores e fios de energia elétrica foram arrancados. Foram distribuídos mais de 1,5 mil metros quadrados de lonas, realizado o corte e remoção de arvores, desobstrução de vias e apoio logístico.

Região Oeste

Entre Xanxerê e Faxinal dos Guedes, na região Oeste, outros dois tornados derrubaram árvores sobre a BR-282. Houve também o tombamento de um caminhão e a queda de uma árvore sobre um automóvel, o que ocasionou a interdição total da rodovia. Os bombeiros atuaram por mais de duas horas com motosserras e equipamentos especializados para a desobstrução da via.

A tempestade provocou acumulados de chuva que superaram 120 mm em poucas horas, acompanhados de granizo e fortes ventos – de aproximadamente 66 km/h na região –, que deixaram milhares de pessoas sem luz com a queda de postes da rede elétrica. Em Xanxerê, cerca de 125 famílias foram afetadas nos bairros Esportes, Colatto, Centro, São Jorge, Frederico Ferronatto, Bortolon e Vila Sésamo. As escolas Pingo de Gente, Cantinho Feliz e Nossa Senhora de Fátima sofreram danos.

Quedas de árvores e destelhamentos também foram registrados em Abelardo Luz, Chapecó, Concórdia e Itapiranga. Na manhã deste sábado, as equipes seguem prestando apoio às famílias atingidas, com a distribuição de lonas para cobertura emergencial de imóveis danificados. Não houve registros de vítimas nessas localidades.

Sul catarinense

No Sul do estado, o CBMSC também registrou ocorrências em pelo menos três municípios. Em Orleans e Lauro Müller, houve queda de árvores de grande e médio porte sobre rodovias estaduais, sendo necessário o corte e retirada dos troncos para liberar o tráfego. Três pessoas ficaram desalojadas na região.

Em Araranguá, um veículo ficou ilhado após o transbordamento de um rio. O condutor, homem de 63 anos com deficiência física, foi resgatado em segurança pelos bombeiros. O veículo foi empurrado até um ponto mais alto, evitando novos riscos. A ocorrência foi finalizada sem feridos, e a vítima ficou aos cuidados da Polícia Militar (PMSC).

O Litoral Sul e a Grade Florianópolis seguem em alerta vermelho neste sábado para as fortes rajadas de vento que devem atingir a costa catarinense, com o afastamento do ciclone extratropical para alto mar. Áreas do Planalto Sul, Vale do Itajaí e norte catarinense também devem ser impactadas pelos ventos, com velocidade média entre 30 e 40 km/h e as rajadas entre 70 e 90 km/h, podendo ser ainda mais fortes nas áreas litorâneas e serranas. Segundo a Defesa Civil estadual, o risco é moderado a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, dano na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Equipes de Força-Tarefa do CBMSC, dos batalhões de Criciúma e Tubarão, seguem em prontidão para emprego imediato, assim como todo o efetivo dos quartéis da região. As demais 13 Forças-Tarefa, distribuídas estrategicamente pelo estado, permanecem em sobreaviso e podem ser acionadas a qualquer momento, conforme a evolução das condições climáticas.

           

             

Calamidade no PR: tornado deixa 6 mortos e mais de 400 feridos; veja fotos

Ventos de 250 km/h devastaram município de Rio Bonito do Iguaçu

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, vai decretar neste sábado (8) estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais atingida pelo tornado nesta sexta-feira (7). Segundo ele, as 432 vítimas foram levadas a hospitais da região e o governo já decretou que outras cidades disponibilizem ajuda para o auxílio das vítimas. Seis pessoas morreram.

Continue lendo