21 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Economia

Setor hoteleiro lidera expectativa de contratações temporárias para temporada de verão

Imagem: Divulgação
Oportunidades aparecem especialmente para os cargos de recepcionista e serviços gerais

O estado deve registrar uma alta no número de empregos durante a próxima temporada de verão devido às vagas abertas por estabelecimentos para suprir demandas. Um levantamento realizado pela Fecomércio apontou que 35% das empresas varejistas pretendem aumentar o número de vagas, visando especialmente o natal e a alta temporada. O maior acréscimo deve acontecer no setor hoteleiro, onde é esperada uma média de 13 contratações por estabelecimento. Isso, de acordo com o presidente da instituição, Hélio Dagnoni, prova a alta expectativa com as vendas no estado.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

“Esse levantamento demonstra que os empresários estão esperando boas vendas tanto agora no fim de ano quanto na temporada de verão. Devemos ter, mais uma vez, um grande número de estrangeiros no nosso litoral, o que deve impulsionar especialmente as atividades turísticas e o comércio. Vamos acompanhar de perto”, afirma Dagnoni.

Setores com mais vagas

O setor com a maior expectativa é o hoteleiro, com média de 13 funcionários extras em estabelecimentos. Na sequência, aparece o setor de supermercados e mercados, com média de 11,7 contratações. Já o setor terciário, que envolve serviços, deve abrir uma média de quatro vagas em caráter temporário, com contratos com durações que variam de 3 a 5 meses. Dessas vagas, algumas podem se tornar efetivas. Segundo a pesquisa, 77% dos empresários afirmar haver possibilidade de efetivação.

Modalidade de contrato

A maior parte dessas vagas deve ser de atendentes/recepcionistas, trabalhadores de limpeza e serviços gerais, garçons, barmen e copeiros, além de atendentes de loja ou operadores de caixa. Já o tipo de emprego contratação predominante deve ser a formal, com destaque para CLT por prazo determinado (38,0%) e CLT por prazo indeterminado (34,2%). Os freelancers/autônomos também devem ter bastante oportunidade (21,5%). Os contratos na modalidade PJ devem representar 2,5%, enquanto estagiários e aprendizes apenas 0,6%.

Treinamento

A maior parte dos empresários (57,2%) afirmou que vai oferecer um treinamento interno com os contratados temporários. Em seguida, aparecem aqueles que dão apenas recomendações rápidas e introdução às atividades (31%) e os que recorrem a cursos externos (3,4%). Por outro lado, 6,2% afirmam que os temporários não recebem nenhum tipo de capacitação, enquanto 2,1% não souberam responder.

A pesquisa da Fecomércio foi realizada entre 27 de outubro e 13 de novembro de 2025, com 405 empresários de onze cidades do estado: Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Imbituba, Itajaí, Joinville, Lages, Laguna e São Francisco do Sul. O levantamento abrangeu empresas de diversos setores do comércio e de serviços.

           

             

VÍDEO: Contrabando de anabolizantes e remédios de uso controlado é flagrado na BR-101

Carga estava sendo transportada por homem que assumiu a intenção de comercializar produtos proibidos no país

Um homem foi preso em Joinville por transportar uma grande carga de anabolizantes e remédios de uso controlado, cuja comercialização é proibida ou restrita em território brasileiro. Foram 884 unidades de diferentes substâncias – hormônios sintéticos derivados da testosterona, somatropina (hormônio do crescimento) e remédios de controle de diabetes. O flagrante aconteceu na madrugada desta sexta-feira (21), na BR-101, em Joinville.

Continue lendo