25 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Vigilância Epidemiológica alerta sobre aumento de casos de meningite no estado

Foto: Secom SC/Divulgação
Até o mês passado, SC havia registrado 36 notificações e sete mortes confirmadas

O aumento de casos e mortes em decorrência da meningite chamou a atenção das autoridades de saúde, que voltam a conscientizar a população a se vacinar contra a doença. Até outubro deste ano, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, foram registradas 36 pessoas infectadas e sete mortes. Diante deste cenário, o órgão publicou uma nota alertando para a importância da vacinação.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

No texto, a DIVE lembra que a vacina contra tipo C da doença, o que apresenta maior índice de incidência e letalidade, está disponível no SUS para crianças e adolescentes. Dos sete casos fatais, três (42,8%) foram causados pelo sorogrupo C, em pessoas entre 20 e 39 anos, resultando em uma taxa de letalidade de 19,4%.

Além disso, os outros soros que previnem contra infecções – como BCG, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Haemophilus influenzae tipo B e Pneumocócica – também são ofertados nas unidades básicas de saúde. “Para a prevenção da doença meningocócica, a vacina meningocócica C conjugada está disponível para crianças a partir dos três meses de idade até menores de cinco anos — com doses aos 3 e 5 meses e reforço aos 12 meses com a vacina ACWY. A vacina ACWY também integra a rotina para adolescentes de 11 a 14 anos”, informa.

A DIVE também alerta para outras formas de prevenção, como: manter ambientes bem ventilados; higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel; limpar e desinfetar superfícies e objetos de uso comum; garantir rigorosa higiene de utensílios e brinquedos em domicílios, creches e escolas; não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.

“Os sinais e sintomas podem surgir repentinamente e incluem febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos. Manchas vermelhas ou roxas na pele podem indicar um quadro mais grave, chamado meningococemia. Alterações de comportamento, como confusão, sonolência e dificuldade de despertar, também merecem atenção. Em recém-nascidos e lactentes, febre, irritação, cansaço e falta de apetite podem ser os únicos sinais”, explicou a gerente de Imunização da DIVE, Arieli Fialho, sobre os sintomas da enfermidade

Aumento

O estado vem registrando um aumento expressivo nos últimos anos em relação aos casos de meningite. Em 2021, o estado confirmou 14 infecções. No ano seguinte, em 2022, o número subiu para 26. Um novo aumento foi registrado em 2023, com 30 notificações. No ano passado, foram 28. Já em 2025, Santa Catarina se deparou com o maior índice desde o início desta série, com 36.

O aumento no número de óbitos também foi notificado: em 2024 foram registrados três, enquanto em 2025 o número subiu para sete. Embora os casos estejam distribuídos pelo estado, destaca-se maior concentração na Região de Saúde da Serra Catarinense (16,67% dos casos), seguida da Região Nordeste (13,89%). A faixa etária mais acometida é a de 30 a 39 anos (27,78%).

           

             

Carga milionária de maconha é encontrada em veículo capotado às margens de rodovia

Polícia também descobriu que carro era furtado e trafegava com três placas diferentes

Uma carga de maconha avaliada em mais de R$ 1 milhão foi descoberta dentro de um veículo que havia capotado na madrugada desta terça-feira (25) na SC-135, por volta do km 16, altura do município de Porto União, no Planalto Norte. O condutor não estava dentro do carro no momento do atendimento, mas foi localizado e preso posteriormente pelas forças de segurança dentro do município.

Continue lendo