Restrição é válida apenas passageiros que desejem embarcar em pontos fora dos terminais
O pagamento em dinheiro não será mais aceito como modalidade de pagamento para uso do transporte coletivo de Florianópolis a partir do próximo ano. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (27) pela prefeitura de Florianópolis e passa a valer a partir do dia 5 de janeiro de 2026. A restrição é válida apenas para quem embarca nos pontos fora dos terminais.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, a mudança foi adotada com o objetivo de aprimorar o acesso, reduzir tempo de embarque e estimular a adoção do uso do cartão de transporte – Cartão Cidadão, Cartão Estudante, Cartão Turista, Cartões Especiais e Cartão Vale-Transporte – que contém redução de tarifa e integração. Outro motivo é o baixo uso do pagamento em dinheiro. A pasta afirma que apenas 8% dos passageiros ainda optam pelo pagamento em dinheiro para acesso cotidiano ao longo do ano.
“Florianópolis tem uma série de facilidades que trazem maior comodidade ao usuário, dispensando o pagamento em dinheiro. São alternativas, em sua maior parte, mais baratas e que garantem a integração no sistema, que vem sendo ampliadas nos últimos meses. Com o pagamento em dinheiro isso se perde. Essa é uma forma de pagamento que já deixou de ser aceita, inclusive, em várias outras capitais e grandes cidades do país”, explica o secretário responsável pela pasta, Rafael Hahne.
Mudanças no ano
Neste ano, outras medidas foram adotadas com o objetivo de reduzir o pagamento em dinheiro, como a possibilidade de pagar as passagens em terminais via PIX (isso já era possível nos casos de embarque nos pontos) e a alternativa de recarga do cartão também via PIX.
Cartão Turista
Para os turistas, existe o Cartão Turista, que foi modernizado e melhorado para a próxima temporada de verão. Ele terá um design com pontos turísticos da cidade e será comercializado em diversos pontos da cidade, com o objetivo de facilitar o acesso. A mudança, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, deve aproximar a disponibilidade do item da demanda observada ao longo dos itinerários dos visitantes, com possibilidade de compra nos Centros de Atendimento ao Turista e outros estabelecimentos.
Operação nacional contra tráfico e lavagem de dinheiro mira suspeitos no Litoral Norte
Operação Entre Amigos foi deflagrada nesta quinta (27) com o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão
A Polícia Federal cumpriu oito mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (27) em três municípios do Litoral Norte catarinense durante uma operação contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação faz parte da Operação Entre Amigos, deflagrada pela guarnição para apurar participação de terceiros nos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico, além de possível lavagem de dinheiro ligada à movimentação financeira destinada a ocultar a origem e o destino dos valores ilícitos.





