22 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Ocorrência

Temporal severo causa estragos e deixa pessoas ilhadas em São Miguel do Oeste

Cerca de 100 casas foram atingidas e 900 crianças e adolescentes estão sem aula

A cidade de São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste de Santa Catarina, foi atingida por uma forte tempestade na madrugada desta quinta-feira (22), que provocou chuvas fortes, vendavais e granizo. Pelo menos quatro pessoas precisaram ser resgatadas. A Defesa Civil estadual investiga a ocorrência de uma microexplosão.

As principais ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) entre as 2h30 e as 7h45 desta manhã. O forte temporal causou quedas de árvores, destelhamentos, alagamentos e danos na rede elétrica em diversos pontos da cidade. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Wuillian Lanza, cerca de 100 residências foram atingidas na área urbana.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

De acordo com a Prefeitura de São Miguel do Oeste, o temporal também causou danos em prédios públicos. O telhado da Secretaria Municipal de Assistência Social foi totalmente arrancado e arremessado sobre um ginásio que fica ao lado, comprometendo parte da estrutura. Na área da Educação, cinco unidades de ensino tiveram aulas canceladas devido a danos estruturais ou queda de energia. Mais de 900 crianças e estudantes foram afetados.

Unidades com aulas canceladas
  • EMEIEF José Veronese (São Jorge) – Queda de energia e parte do telhado arrancada;
  • EMEIEF São João Batista de La Salle (Vila Nova) – Queda de árvore sobre a rede de alta tensão, impedindo o acesso dos alunos;
  • CEI Tio Patinhas – Queda de energia e de parte do telhado;
  • CEI Sonho Infantil (CAIC) – Queda de energia;
  • CEI Jardim Encantado – Queda de energia.

As duas escolas impactadas atendem cerca de 550 alunos, enquanto os três Centros de Educação Infantil (CEIs) acolhem aproximadamente 384 crianças. A previsão é de que duas unidades retomem o atendimento ainda nesta manhã, enquanto as demais seguem com pendências estruturais ou sem acesso seguro.

Na saúde, algumas unidades básicas também foram afetadas por alagamentos e falta de energia elétrica. O atendimento em determinadas UBSs está comprometido. A orientação da Prefeitura é que, em caso de necessidade, a população procure diretamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A previsão é de que a energia seja restabelecida em breve, normalizando o funcionamento dos serviços.

Equipes da Defesa Civil e do CBMSC, com apoio das secretarias municipais, distribuíram 2,5 mil metros quadrados de lona a 39 famílias, e atuam desde a madrugada para liberar vias, remover árvores caídas e prestar suporte às famílias atingidas. Pela manhã, os trabalhos se estenderam às comunidades do interior, onde também há registros de prejuízos.

Microexplosão ou tornado pode ter atingido região

Segundo a Defesa Civil estadual, o temporal severo em São Miguel do Oeste foi efeito da passagem de uma frente fria pelo estado. O cenário foi previsto em um aviso meteorológico emitido pela pasta.

Os meteorologistas da DC explicam que essa tempestade foi caracterizada por uma supercélula que se formou na região de divisa com a Argentina e ganhou intensidade ao se aproximar dos municípios de Belmonte, Bandeirante, Descanso, São Miguel do Oeste e Barra Bonita entre as 2h e 3h da manhã.

Esta categoria de tempestade severa é propícia para a ocorrência de microexplosões e tornados, que causam ventos intensos e deixam rastros de destruição. A possibilidade de um desses fenômenos ter ocorrido no Extremo Oeste catarinense é avaliada pela equipe de meteorologistas da SDC/SC e pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil.

           

             

Raio atinge chiqueiro, causa incêndio e deixa suínos mortos no Extremo Oeste

Cerca de 2 mil animais estavam na estrutura

Uma estrutura que abrigava 2 mil suínos sofreu um incêndio após ser atingida por um raio na madrugada desta quinta-feira (22) em Itapiranga, no Extremo Oeste de Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), vários animais sofreram queimaduras e alguns morreram.

Continue lendo