Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão "E nos primeiros trechos já se percebeu que não é que houve uma diminuição dos números de acidentes graves, por exemplo, e mortes. É que zerou, entendeu? Sobrando apenas acidentes mais leves, com pequenas escoriações. Então, baseado no trânsito de São Paulo, que é um trânsito muito pior do que o nosso, a…" />
19 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Trânsito

Motoboys veem com bons olhos implantação de faixa exclusiva

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Presidente da Associação da categoria usa exemplo de São Paulo: “a gente percebe que existe efetividade”

A possibilidade de implantação de um corredor exclusivo para faixas repercutiu bem entre os motociclistas. A medida ainda não foi confirmada, é apenas um projeto da prefeitura mas já gerou uma expectativa positiva no público beneficiado. O presidente da Associação dos Motoboys de Santa Catarina, Alexandre Santos, reitera que a faixa exclusiva já é utilizada como um experimento em São Paulo e tem apresentado bons números.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

E nos primeiros trechos já se percebeu que não é que houve uma diminuição dos números de acidentes graves, por exemplo, e mortes. É que zerou, entendeu? Sobrando apenas acidentes mais leves, com pequenas escoriações. Então, baseado no trânsito de São Paulo, que é um trânsito muito pior do que o nosso, a gente percebe que existe efetividade”, comenta. 

De acordo com o Detran/SC, apenas no ano de 2024, foram registrados 29 óbitos de motociclistas em 3.540 acidentes em Florianópolis. A estatística ainda revela que 2024 foi o ano de mais acidentes com motos desde 2019.

Essas faixas seriam desenhadas no meio das pistas, reiterando a existência de um corredor para motos, que na prática já existe, mas muitas vezes não é reconhecido pelos usuários. “E isso para nós é importante porque de forma prática o corredor, o corredor entre aspas que existe ele já é feito. Ele já é exercido no trânsito. Hoje já é uma realidade. O que acontece muitas vezes é que não existe esse reconhecimento por parte dos motoristas e muitas vezes por distração. Os motoristas acabam trocando de faixa de forma brusca e isso acaba levando a acidentes. E a motofaixa ela vem para sinalizar esse espaço que já é uma realidade”, explica Alexandre.

O presidente também destaca que o trânsito todo será beneficiado, gerando mais fluidez. “Existem outras designações de velocidade máxima aliás. E então isso traz mais fluidez para o trânsito porque as as motos todas vão poder ocupar aquela faixa que é preferencial para esse tipo de veículo e os carros automaticamente reconhecem aquele espaço e tendem a prestar mais atenção. Isso evita os acidentes mais graves”, finaliza.

A expectativa da categoria agora é para saber se o projeto será aprovado pelo legislativo. Um outro projeto semelhante que implementaria o sistema em rodovias estaduais chegou a ser aprovado na Alesc, mas vetado pelo governador Jorginho Mello por instrução da procuradoria.

           

             

Imagens: Pesquisadores da UFSC catalogam 44 espécies endêmicas do Oceano Atlântico

Artigo foi publicado em uma revista britânica especializada em biologia

Um grupo de pesquisadores da UFSC, em parceria com equipes da UFRJ, USP e Universidade Técnica da Dinamarca, participou de um estudo publicado nesta quarta-feira (16) pela revista britânica Proceedings of the Royal Society B. Nesta pesquisa, realizada em três pequenas ilhas do oceano atlântico, foram catalogadas 44 espécies de peixes recifais endêmicas, ou seja, que não existem em nenhum outro lugar do mundo.

Continue lendo