Atividades visam conscientização da comunidade escolar sobre o enfrentamento à proliferação do mosquito Aedes aegypti
O estado de Santa Catarina se prepara para enfrentar um período que deve ser de elevação dos casos de Dengue. É no verão que o mosquito Aedes aegypti se prolifera em maior escala, o que contribui para o aumento nos registros da doença. A situação preocupa as autoridades, pois 20 óbitos já foram registrados desde o início do ano e mais de 17 mil pessoas foram infectadas. Visando evitar uma elevação acentuada desses números, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, inicia uma ação de conscientização nas escolas nesta segunda-feira (27).
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A iniciativa acontece em todas as unidades da rede, em instituições particulares e privadas (estaduais e municipais), até o dia 8 de novembro. O objetivo é engajar crianças, educadores e famílias em ações de prevenção e controle da dengue, focando na eliminação de locais com água parada. Para os adultos, o foco principal será na capacitação e orientação sobre o uso correto da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), que é uma importante ferramenta no controle das larvas do mosquito Aedes aegypti. Além disso, os educadores também serão orientados a verificar estruturas prediais das escolas, com inspeção de calhas, caixas d’água e possíveis locais de acúmulo de água que possam servir de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Também serão realizadas ações para todos os públicos da comunidade escolar. Entre as atividades, estão: realização de palestras, oficinas e debates sobre prevenção, sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A SES também trabalha na imunização de crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos de 100 municípios catarinenses de diferentes regiões.
“Nosso objetivo é unir esforços entre Estado e municípios no enfrentamento à dengue. Vamos realizar uma mobilização nas escolas, incentivando as crianças a participarem ativamente na eliminação dos focos do mosquito. Somente com a colaboração de todos conseguiremos vencer essa doença e evitar o aumento de casos, que também impactam diretamente a rede de saúde. Contamos com o apoio dos prefeitos e de todos os parceiros para garantir o sucesso dessas ações”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Ações para eliminar os criadouros do mosquito:
- Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
- Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;
- Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
- Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas;
- Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;
- Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;
- Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.
Homem que transportava 8 kg de droga morre na rodoviária de Florianópolis
SAMU informou que a vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu
Um homem sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu na área de embarque do Terminal Rodoviário Rita Maria, em Florianópolis, na noite desta sexta-feira (24). Ele chegou a ser socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e da Polícia Militar de Santa Catarina, mas não resistiu e morreu. Ele carregava duas malas, onde foram encontrados 8 kg de drogas.





