25 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

Após apresentar gosto e cheiro, empresa colocará carvão ativado na água

Foto: Prefeitura de Joinville
Alterações são causadas por microrganismos no Rio Cubatão, que abastece 78% de Joinville

A Prefeitura de Joinville comunicou nesta segunda-feira (25) que a Companhia Águas de Joinville, responsável pelo abastecimento da cidade, irá realizar uma contratação emergencial para aplicação de carvão ativado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão. A medida ocorre após a população perceber alterações no gosto e cheiro da água.

Segundo a Companhia, o carvão deve minimizar a percepção de gosto e odor na água em períodos nos quais o manancial apresente maior concentração de compostos orgânicos, a exemplo dos períodos de estiagem. “Desde que identificamos o fenômeno, estamos estudando soluções para amenizar cenários como esse, pois embora não gerem riscos à saúde, geram um desconforto à população”, ressalta Janine Smania Alano, diretora Operacional da Companhia.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A ETA Cubatão abastece 34 bairros de Joinville, o que corresponde a 78% dos imóveis da cidade. De acordo com a Prefeitura, a escolha da solução levou em consideração critérios como viabilidade técnica e celeridade de aplicação. A contratação emergencial vai englobar o aluguel de equipamentos e serviços de armazenamento e o preparo e a dosagem do carvão ativado em pó.

“A solução que se mostrou mais viável foi a aplicação de carvão ativado em pó. Essa mesma alternativa já foi adotada em cidades que passaram por situações semelhantes, como o Rio de Janeiro, em 2020 e Porto Alegre, em 2025”, complementa Janine.

Alterações na água

Há cerca de um mês, a Águas de Joinville afirmou que tem reforçado as ações de monitoramento e testes para garantir que a água permaneça sem riscos para a saúde, após as alterações de gosto e cheiro serem apontadas por moradores e pela própria companhia. O engenheiro sanitarista e ambiental Lucas Emanuel Martins, gerente de Água da Companhia, explica que os efeitos ocorrem por um processo natural envolvendo microrganismos que são encontrados normalmente no rio Cubatão, que abastece 78% da cidade.

Foto: Prefeitura de Joinville

“Esse gosto e odor são gerados por substâncias naturais, produzidas por microrganismos que vivem no manancial. Em algumas épocas do ano, esses microorganismos acabam se desenvolvendo de forma mais acentuada. Eles são compostos naturais que não geram nenhum risco à saúde, embora, mesmo em concentrações muito pequenas, já sejam perceptíveis para o sensorial humano”, explica Lucas.

Como será a aplicação de carvão ativado

O carvão ativado é uma forma processada do carvão comum, capaz de captar e reter substâncias, como os compostos orgânicos que alteram o odor e o sabor da água. O produto será pulverizado na água bruta, em uma etapa inicial do tratamento, e será removido durante a decantação, etapa em que as partículas sólidas que se depositam no fundo do tanque são retiradas.

A data exata para a primeira aplicação de carvão ativado será definida após a finalização da contratação emergencial. A melhora nas características da água é percebida em prazo variado. “Depende da distância que os moradores estão da ETA Cubatão, da troca da água no sistema de abastecimento e do tempo de troca de água da própria caixa-d’água, que varia conforme o consumo da água na residência”, explica Janine.

           

             

Homem tenta arremessar mulher em poço na Serra catarinense

Companheiro embriagado agrediu vítima após ela se recusar a dar dinheiro para que ele continuasse bebendo

Em mais um grave caso de violência doméstica, um homem foi preso após tentar arremessar a companheira dentro de um poço após ela se recusar a lhe dar dinheiro para comprar bebidas. O fato foi registrado pela Polícia Militar (PMSC) na madrugada do último sábado (23) em Curitibanos, na Serra catarinense.

Continue lendo