Além de mais câmeras e botões do pânico, unidades terão cursos visando a capacitação de profissionais para atuarem em situações de risco
Novas medidas para garantir a segurança das escolas foram anunciadas nesta quinta-feira (17) durante uma reunião do Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas (Integra). O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Educação, em Florianópolis, e reuniu autoridades das áreas da educação e da saúde.
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Durante o encontro, foi lançado o Curso Integra: Estratégias de Segurança e Prevenção da Violência nas Escolas. A iniciativa é promovida pelos integrantes do Comitê e busca capacitar profissionais da Educação e da Segurança para fortalecer ambientes escolares seguros e acolhedores.
“A escola precisa ser um espaço de respeito, acolhimento e segurança. É importante que as pessoas e os órgãos envolvidos trabalhem juntos, para que nossas escolas sejam cada vez mais seguras em todos os sentidos”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta.
Essa iniciativa corrobora com a instalação de novas câmeras e botões do pânico em 1.038 unidades escolares de todo o estado. Essas medidas tem como objetivo evitar que novos ataques a escolas aconteçam em Santa Catarina. A segurança nas escolas tem sido um tema recorrente no estado desde abril de 2023, quando um jovem pulou o muro da creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, e matou quatro crianças de quatro a sete anos de idade.
O que é o integra
O Integra busca estabelecer uma política pública de segurança escolar ampla, por meio de práticas educacionais preventivas e protetivas, além de implementar ações de preparação, resposta e recuperação em relação a possíveis ataques para as unidades escolares. Além da SED, a iniciativa coordenada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) é composta por outras entidades, incluindo órgãos de segurança, educação, sociedade civil, universidades e Ministério Público.
Zap Denúncias tem mais de 7 mil mensagens recebidas em um ano
Entre os principais problemas denunciados, estão oferta não cumprida/produto não entregue, vício no produto/serviço, ligação de telemarketing abusiva, entre outros
O Zap Denúncias, ferramenta criada pelo Procon para facilitar a interação entre população e órgão, completa um ano de atendimentos nesta quinta-feira (17). A plataforma permite que cidadãos enviem denúncias nas relações de consumo através de fotos, vídeos, texto e arquivos pelo aplicativo WhatsApp no número 48 3665 9057. Desde que foi inaugurada, a ferramenta já recebeu 7.116 mensagens, com média de 55 por dia. O maior pico de reclamações foi registrado no verão, com até 800 mensagens diárias.