Gasto médio deve ser de R$ 190, mas muda de acordo com a cidade, aponta Fecomércio
Os apaixonados já podem criar expectativas com o presente de Dia dos Namorados deste ano em Santa Catarina. Consumidores devem gastar, em média, R$ 190,50 até a data comemorativa, celebrada em 12 de junho. O dado é resultado de uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC).
O valor é o maior já registrado na série histórica, iniciada em 2018. A intenção de compras dos catarinenses para este ano representa um crescimento de 2,1% em relação ao ano passado, considerando a correção da inflação. A alta nominal chega a 7%.
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De acordo com a pesquisa, os produtos mais procurados para presente na data são os itens de vestuário, com preferência de 45,9% dos consumidores, seguidos por perfumes e cosméticos (24,8%) e calçados e bolsas (11,1%).
Gasto por cidade
Segundo a Fecomércio, a média de gastos no Dia dos Namorados varia significativamente entre os principais municípios de SC. Blumenau, no Vale do Itajaí, lidera com a maior intenção de compras, que chega a R$227. Em seguida vem Itajaí (R$202) e Criciúma (R$191). Florianópolis deve registrar o gasto médio de R$ 187.
No fim da lista vêm Lages (R$180), Chapecó (R$179) e Joinville (R$171), apresentando os menores valores entre os municípios pesquisados, indicando um consumo mais moderado nessas regiões.
Para o presidente da Fecomércio SC, os dados são positivos para o varejo. “A intenção de gasto subiu acima da inflação, o que é sempre uma ótima notícia. Em algumas cidades, como Blumenau, os valores são ainda maiores. Esse dado vem para coroar um excelente primeiro semestre para o comércio. Esperava-se uma desaceleração já no início do ano, mas, felizmente, o cenário foi melhor do que o esperado”, afirma Hélio Dagnoni.
Fique atento às dicas para economizar
A maior parte das compras de presentes será realizada na semana do Dia dos Namorados, com cerca de 49% dos consumidores optando por ir ao comércio a partir de segunda-feira (9). Portanto, quem busca melhores preços e opções de produtos, precisa se adiantar.
Compras feitas até duas semanas antes somam 21,8%, enquanto as realizadas na véspera representam 15,6%. As compras feitas com mais de duas semanas de antecedência totalizam 5,2%, e aquelas feitas com mais de um mês de antecedência, 3,0%. Compras realizadas no próprio dia da comemoração representam 4,1%, e as feitas após a data, apenas 0,4%.
Quanto à forma de pagamento, 83,2% dos consumidores devem optar por pagamento à vista — um aumento de 6,6 pontos percentuais em relação a 2024, quando esse percentual era de 76,6%. Já o parcelamento será utilizado por 16,0% dos compradores, uma queda de 5,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior (21,8%).
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