O jornalista e cineasta Augusto Xavier, à frente da Navega Brasil Films, lança o documentário Navega Brasil – Santa Catarina, uma imersão nas histórias, na cultura e no desenvolvimento da navegação no estado, com participações de protagonistas do cenário náutico brasileiro.
O filme reúne depoimentos de Wilfredo Gomes, Paulinho Bornhausen, Marcelo Gusmão (velejador olímpico) e Márcio Schaefer, entre outros nomes que ajudaram a consolidar Santa Catarina como um dos polos náuticos mais importantes do país.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Com patrocínio da Schaefer Yachts, o documentário apresenta uma narrativa envolvente sobre a relação entre o homem e o mar, o crescimento da indústria náutica e o estilo de vida que nasce nas águas catarinenses — das baías e marinas aos estaleiros e às regatas.
Gravado em diversas cidades do litoral, “Navega Brasil” combina imagens aéreas, entrevistas e cenas documentais de forte impacto visual, revelando um olhar sensível e cinematográfico sobre o mar como identidade, economia e liberdade.
A estreia acontece em 27 de novembro, no CIC – Centro Integrado de Cultura (Sala Gilberto Gerlach), em Florianópolis.
Santa Catarina caminha para matriz energética quase 100% renovável
Estado é pioneiro em energia solar e segue investindo em recursos eólicos, hídricos e orgânicos
O Brasil vem avançando de forma constante na adesão a fontes limpas de energia. De acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN) 2024, 49% da matriz energética brasileira é composta por fontes renováveis. Esse índice é três vezes superior à média mundial, de 16%. Quando se trata apenas da geração de energia elétrica, o país é referência global, com mais de 90% proveniente de fontes renováveis.