Uzbequistão e Jordânia são as únicas entre as já classificadas que nunca disputaram o mundial
Faltam 273 dias para a Copa do Mundo de 2026 começar. Esta é a 23ª edição da história, porém existem fatores que a tornam mais especial. Além de ser a primeira com três países sedes – Estados Unidos, México e Canadá -, este mundial também será o com mais participantes até o momento, 48 seleções, um aumento de 50% se comparado com as edições anteriores, as quais tiveram a participação de 32.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Esse aumento possibilita a chegada de países que nunca disputaram uma Copa, ou que há anos não disputam a competição. Uzbequistão e Jordânia, por exemplo, são as duas estreantes confirmadas até o momento. O número deve aumentar e diversas seleções sem tradição devem ter suas chances em 2026, como é o caso da Venezuela, que está perto de ir para a repescagem e enfrentar a Nova Caledônia em um duelo de estreantes em potencial.
Classificados
Até o momento, 15 seleções já estão com o passaporte carimbado. Entre elas, a seleção brasileira, a única presente em todas as edições até o momento. Além do Brasil, Argentina e Uruguai são os únicos campeões mundiais já garantidos. A lista de garantidos ainda tem seis da Ásia, dois da África, três das Américas Central e do Norte, seis da América do Sul – única com todas as vagas diretas já ocupadas – e uma da Oceania. A Europa ainda não tem nenhuma seleção garantida.
Veja a lista
Ásia – duas vagas em aberto
– Japão
– Irã
– Uzbequistão
– Coreia do Sul
– Jordânia
– Austrália
África – sete vagas em aberto
– Marrocos
– Tunísia – conquistou nesta segunda-feira
Américas do Norte e Central – três vagas em aberto
– Canadá (Sede)
– Estados Unidos (Sede)
– México (Sede)
América do Sul
– Argentina
– BRASIL
– Equador
– Uruguai
– Colômbia
– Paraguai
Oceania
– Nova Zelândia
MP cobra ações contra a superlotação da Penitenciária de Florianópolis
Promotoria de justiça destaca que alguns espaços excedem a capacidade máxima em 57,54%
A Secretaria de Estado da Administração Prisional precisará tomar medidas quanto à superlotação da Penitenciária Masculina de Florianópolis, localizada na Agronômica. A lotação máxima permitida, de 1.574 detentos, é excedida em 24%. Além disso, três locais para cumprimento de penas em regime fechado estão com números de superlotação ainda maior, de 57,54%. Por conta disso, em diversas celas, colchões foram colocados no chão de corredores estreitos e úmidos em função da falta de espaço. A situação foi atestada pelo Ministério Público de Santa Catarina, que realizou uma visita no local no fim do mês passado.