7 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Variedades

Documentário retrata luta contra a extinção de golfinho com ‘santuário’ em SC

Foto: Foto: Toninhas do Brasil/Univille/Reprodução
Produção do projeto Toninhas do Brasil estreia na próxima semana no YouTube

Com a combinação de uma narrativa sensível e imagens cinematográficas, a rotina de cientistas e comunidades que trabalham para proteger um dos golfinhos mais ameaçados do planeta foi registrada em um documentário inédito. Idealizado pelo Toninhas do Brasil, o filme “Olhe, depois procure” vai a público nesta quinta-feira (13).

Fruto de uma parceria entre a Univille e a Petrobras, o projeto Toninhas do Brasil aborda, através da coprodução da Mysticeta Films, abre uma janela para o cotidiano da pesquisa sobre a toninha (Pontoporia blainvillei). A espécie habita a costa Sul e Sudeste do Brasil e está entre os cetáceos mais ameaçados do país, tendo a Baía de Babitonga, em São Francisco do Sul, como um santuário para a única população da espécie residente no Brasil.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Mais do que apresentar fatos, o filme aproxima o espectador daquilo que move as pessoas envolvidas neste trabalho de proteção ambiental. Entre ciência, cultura e afeto, “Olhe, depois procure” convida o público a entrar em contato com uma espécie rara, de hábitos discretos e pouco conhecida, revelando histórias de propósito, entrega e conexão com o mar.

Foto: Toninhas do Brasil/Univille

O filme terá lançamento oficial às 20h, no canal do Toninhas do Brasil no YouTube. A estreia online será acompanhada de sessão presencial no Babitonga Hostel, em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, criando um ponto de encontro entre público, equipe e comunidade local.

“A chegada do documentário ao YouTube é uma oportunidade única de ampliar vozes e histórias que, até aqui, circularam em mostras e festivais especializados. Agora, qualquer pessoa, em qualquer lugar, poderá conhecer a toninha e entender porque ela precisa da nossa atenção e cuidado”, afirma Marta Cremer, coordenadora geral do Projeto Toninhas do Brasil.

           

             

Ligados ao PCC são presos em SC por rede criminosa interestadual

Ordens partiam de líder da organização criminosa de dentro de presídio no MS

Três pessoas suspeitas de ligação com um braço da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foram presas em cidades de Santa Catarina na manhã desta sexta-feira (7). As ações ocorrem no âmbito de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do Mato Grosso do Sul.

Continue lendo