O dado representa um crescimento de mais de três pontos percentuais em relação a 2023 e muito próximo da meta definida, que foi 60%
Um levantamento do Ministério da Educação, que contrasta o cenário de 2024 com o ano anterior, apontou que 59,2% das crianças foram alfabetizadas na idade certa na rede pública de todo o país. O dado representa um crescimento de mais de três pontos percentuais em relação a 2023 e muito próximo da meta definida, que foi 60%.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
“A alfabetização é o nosso primeiro passo. E aí, quando a gente tem problemas nesse processo, isso vai se refletir ao longo da vida”, disse Bia Barreto, especialista em alfabetização.
Entre os seis estados com queda no desempenho, está o Rio Grande do Sul, mas o número baixo é considerado uma exceção por causa das enchentes em 2024. O percentual caiu de 63,4 para menos de 45.
O que não é o caso da Bahia, que já tinha um resultado ruim e chegou ao pior índice estadual de crianças alfabetizadas, em média, aos 7 anos. Em 2023, apenas 36,8% dos alunos sabiam ler e escrever. Em 2024, o indicador baixou ainda mais: 35,96%.
Questionado, o governo do estado não explicou os motivos do baixo desempenho, mas disse que os resultados tendem a mudar com a lei aprovada em 2025, que criou um programa para melhorar a educação básica e evitar a evasão escolar.
Ainda assim, 58% das cidades brasileiras avançara: 18 estados melhoraram o indicador em 2024, 11 atingiram ou superaram a meta, lembrando que o objetivo é alcançar ao menos 80% de crianças alfabetizadas até 2030.
“O êxito dessa política se dá principalmente porque pensa a alfabetização como uma questão que precisa ser pensada por todos os níveis de governo. Então, do governo federal, governos estaduais, os municípios, todos precisam estar juntos para encarar esse desafio da alfabetização na idade certa”, disse Daniela Mendes, coordenadora do Todos pela Educação.
Homem é pego transportando mercadorias valiosas de origem paraguaia
Itens não possuíam o devido desembaraço aduaneiro e foram apreendidos
Diversas mercadorias de alto valor, sem o devido desembaraço aduaneiro, foram apreendidas nesta madrugada, por volta da 1h, em Abelardo Luz, no Oeste catarinense. A carga foi encontrada dentro de um veículo conduzido por um homem e que transportava um passageiro. A idade dos ocupantes não foi revelada. Segundo a PMRv, o carro foi abordado na SC-155, por volta do km 14,9. Na busca veicular, os policiais encontraram, nos bancos traseiros e dentro do porta-malas, mercadorias como smartphones, tapetes, roupas de cama, videogame, hoverboard, perfume e itens de informática. O valor total da apreensão não foi revelado, mas, levando em conta os itens, acredita-se ser bem alto.