Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão O programa contará com a participação da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Migrações (OIM) e tem duas frentes: uma pública, para suporte social estruturado; e outra privada, voltada à preparação das empresas…" />
24 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Economia

Fiesc lança programa que auxilia migrantes a entrar no mercado de trabalho

SESI/SC tem experiência com integração de migrantes; na foto, aula para haitianos | Foto: Fiesc
Primeira cidade a receber ações será São Miguel do Oeste, onde a população cresceu quase 20% nos últimos anos, mas o PIB per capita diminuiu

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) lançou, nesta sexta-feira (24), o programa “Porta Aberta”, que visa qualificar e inserir migrantes no mercado de trabalho catarinense. O lançamento ocorreu na sede da instituição, em Florianópolis, e teve a participação da prefeitura de São Miguel do Oeste, primeiro município a receber as ações. Na prática, o “Porta Aberta” vai trabalhar com um ciclo simples: cidade acolhedora, empresa acolhedora, migrante integrado à comunidade e produtivo.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O programa contará com a participação da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Migrações (OIM) e tem duas frentes: uma pública, para suporte social estruturado; e outra privada, voltada à preparação das empresas para receber e integrar os estrangeiros.

São Miguel do Oeste

Localizado no Extremo Oeste do estado, o município foi o escolhido para estrear o programa por registrar um aumento expressivo deste público nos últimos anos. Desde 2022, o percentual de estrangeiros cresceu abruptamente. Há três anos, os migrantes representavam 7,5% da população. Agora, esse número é de 19,3%.

Isso contribuiu para um aumento de 16,8% na população do município, que agora tem 47,7 mil habitantes. No entanto, o PIB per capita – renda média dos moradores – caiu 1,8%. Isso, segundo a Fiesc, evidencia a necessidade da realização de atividades estruturadas de acolhimento e permanência, o que deve resultar em um desenvolvimento socioeconômico.

A indústria acolhe boa parte desses migrantes. No município, do total de trabalhadores do setor, 19% são estrangeiros. Venezuela, Haiti e Argentina são os principais países de origem.

Apoiadores do SESI/SC

O SESI/SC, braço social da FIESC, apoiará tanto o poder público quanto as empresas, com ações em educação, saúde mental, telemedicina, formação de líderes e orientação sobre relações de trabalho. O SENAI/SC também participa da iniciativa com cursos de qualificação profissional voltados às demandas da indústria local.

           

             

Figueirense tem duelo difícil contra a Chapecoense em momento de desconexão com a torcida

Perfil nas redes sociais convocou uma manifestação em frente ao Estádio Orlando Scarpelli antes da partida

Este domingo (26) será crucial para o Figueirense, que pode ter a temporada encerrada de forma antecipada em caso de empate ou derrota. O jogo contra a Chapecoense, válido pelas quartas de final da Copa Santa Catarina, começa às 15h no Estádio Orlando Scarpelli e só a vitória interessa ao “Furacão”. Se vencer por dois ou mais gols de diferença, a equipe se classifica para as semifinais. No caso de um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Caso empate ou perca, a Chape se classifica. E para este duelo, o clima com a torcida promete não ser dos melhores.

Continue lendo