Licitação par barragem no Rio Taió foi publicada nesta sexta-feira (5) pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil
O Governo de Santa Catarina iniciou o processo de contratação para a construção de uma barragem para a contenção de enchentes em Mirim Doce, no Alto Vale do Itajaí. O edital de licitação, com investimento previsto de R$ 110 milhões, foi publicado pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil nesta sexta-feira (5).
O projeto é tido como um dos mais estratégicos e será executado no Rio Taió em concreto compactado a rolo (CCR) com o objetivo de reduzir os impactos das cheias intensas. A barragem, com previsão de conclusão de 2 anos e 4 meses, protegerá diretamente os municípios de Mirim Doce e Taió, alcançando também áreas de influência em Rio do Sul e Lontras, ampliando a segurança hídrica de toda a bacia.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Ao todo, o reservatório terá 12,63 milhões de m³ de capacidade de armazenamento, com altura máxima de 38 metros e largura de 100 metros no vertedouro. Segundo o governo, o investimento contempla um vertedouro de soleira livre, barramento do tipo gravidade, descarregador de fundo, uma comporta e estruturas de concreto nas margens direita e esquerda.
A barragem operará de forma permanente no nível mínimo, atuando apenas em eventos críticos, seguindo o histórico de operação das demais estruturas administradas pela Proteção e Defesa Civil ao longo dos anos. A operação ainda deve ser aprimorada a partir de um novo estudo, considerando a influência integrada de todas as barragens da bacia.
O projeto já avançou as etapas de elaboração e revisão, atualização orçamentária, renovação da LAI, obtenção da nova outorga preventiva e execução das compensações ambientais necessárias — incluindo créditos de carbono e de reposição florestal. O Plano Básico Ambiental (PBA) contempla 21 programas e um subprograma específico, garantindo mitigação e monitoramento socioambiental. A previsão de execução é de 28 meses, sendo quatro destinados à revisão final dos projetos e 24 para a execução completa da obra.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, ressaltou que a publicação do edital marca mais um passo na reconstrução e modernização do sistema de contenção de cheias. “A Barragem de Mirim Doce representa segurança, planejamento e compromisso com o futuro do Alto Vale. Estamos avançando ao mesmo tempo na construção de novas estruturas e na recuperação das barragens já existentes, como as reformas em andamento e a construção da Barragem de Botuverá. À frente da gestão Jorginho Mello, Santa Catarina vive um novo ciclo de investimentos em proteção e defesa civil, garantindo mais tranquilidade para milhares de famílias”, reforça o secretário.
O governo afirma ainda que a barragem de Mirim Doce integra um conjunto de ações estratégicas para fortalecer a resiliência climática da região, somando-se às manutenções estruturais, estudos, desassoreamentos, reformas, construção das novas barragens e às demais obras de contenção conduzidas desde 2023.
Servidor apresenta atestado médico falso e é demitido em Balneário Camboriú
Informação foi divulgada pela própria Prefeitura, após investigação
Um servidor foi demitido da Prefeitura de Balneário Camboriú após ele apresentar um atestado médico falso. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (5) pela própria administração, que afirma que a medida foi resultado de uma investigação e tomada observando os “princípios da moralidade administrativa, da legalidade e da proteção ao erário”.





