15 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Hospital aplica por engano antídoto para picadas de serpentes em recém-nascidos

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Bebês não sofreram reações adversas e são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica

Onze recém-nascidos receberam antídoto para veneno de cobra no lugar de vacinas contra a hepatite B por um erro de aplicação. Os casos ocorreram entre a última quarta (9) e sexta-feira (11) no Hospital Santa Cruz de Canoinhas, no Norte de Santa Catarina. Os bebês são acompanhados e não sofreram efeitos colaterais.

As crianças da maternidade da unidade receberam a aplicação indevida de pequenas doses de soro antibotrópico, utilizado em casos de picadas de jararacas, cascaveis ou quando a serpente não pode ser identificada. A situação chegou à Secretaria Municipal de Saúde somente nesta segunda-feira (14).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Em nota, o Hospital Santa Cruz, que é uma entidade privada filantrópica que recebe repasses da Prefeitura de Canoinhas, confirmou o ocorrido e disse que os bebês não precisaram ser internados e não sofreram reações adversas. Eles permanecem estáveis e sob acompanhamento da Vigilância Epidemiológica.

Segundo a instituição, a situação é apurada por uma sindicância interna. “Desde o primeiro momento, o Hospital adotou todas as medidas de assistência e acolhimento às famílias e aos recém-nascidos envolvidos, que vêm e serão monitorados de forma contínua por nossa equipe multidisciplinar”, afirmou.

A situação também foi confirmada pela prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel. Em vídeo publicado nas redes sociais, ela afirma que parte dos atendimentos da unidade de saúde são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que o município realiza repasses mensais de R$ 1 milhão para o custeio.

Juliana disse ainda que determinou a instauração de um procedimento para apurar os serviços e atendimentos prestado pelo hospital. “Eu acabei de determinar a contratação de uma auditora externa no Hospital Santa Cruz, porque nós precisamos entender com clareza e responsabilidade o que está acontecendo lá dentro”, afirmou a prefeita.

           

             

Médicos são investigados por fraudes em plantões de hospital desde 2022

Profissional de Santa Catarina recebia salário, mas esteve uma única vez na unidade

Dois médicos de Santa Catarina estão entre seis investigados por um esquema de fraudes na escala de plantões em um hospital público de Macapá, capital do Amapá, prejudicando o atendimento à população. Eles foram alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta segunda-feira (15).

Continue lendo