15 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

IBGE: 48% dos catarinenses optam pelo carro para ir ao trabalho

Imagem: TVBV/ Reprodução
Especialistas apontam que isso pode estar relacionado à qualidade do transporte públicos

A população de Santa Catarina é a que mais utiliza o carro como meio de transporte para se deslocar até o trabalho. No estado, 48% dos trabalhadores utilizam este tipo de veículo. No país, essa média é consideravelmente menor, com 32%. Esses dados foram coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística durante a elaboração do censo de 2022.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A pesquisa também apontou que boa parte dos catarinenses optam por ir caminhando, pela proximidade da casa e do trabalho. Segundo o relatório, 16,6% dos trabalhadores catarinenses fazem isso. Em terceiro lugar no ranking de deslocamento está o ônibus, utilizado por 12%. Em seguida, aparecem as bicicletas e as vans.

Esses dados são interpretados de duas maneiras por pesquisadores. Uma das formas de observar os números é quanto ao aspecto socioeconômico dos catarinenses, que têm condições de comprar ou alugar um carro e abastecê-lo com frequência. O outro lado é sobre a qualidade do transporte coletivo, que não é suficiente para convencer os trabalhadores a utilizarem este meio no lugar do próprio carro.

A repórter Taísa Kisiel conversou com especialistas:

           

             

Modernização permite controle de forma remota da Barragem Sul

Estrutura recebeu um investimento superior a R$ 23 milhões e teve comportas substituídas e tecnologia aplicada

A Barragem Sul, localizada em Ituporanga, na região do Alto Vale do Itajaí, passou por um processo de modernização e poderá ser controlada remotamente. Na sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, localizada em Florianópolis, os técnicos poderão abrir e fechar as cinco comportas e o canal de desvio da estrutura, localizada a quase 150 km de distância. A tecnologia permite uma maior segurança aos moradores dos municípios que envolvem a barragem em momentos de cheia do Rio Itajaí-Açu, pois permite uma maior agilidade no controle do equipamento, que antes era operado apenas de forma presencial.

Continue lendo