14 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

Ministro bate o martelo sobre Horário de Verão em 2025; confira

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Medida reduziria a pressão sobre o sistema elétrico em caso de falta de chuvas para abastecer hidrelétricas

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, bateu o martelo nesta terça-feira (14) sobre a retomada ou não do Horário de Verão no Brasil neste ano. A medida, encerrada em 2019, tinha como objetivo aproveitar a luz solar por mais tempo e reduzir o consumo de energia e a pressão sobre o sistema elétrico do país.

Segundo Silveira, o governo federal está “completamente seguro” de que o país não precisará retomar o horário de verão neste ano. “Chegamos à conclusão que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, explicou.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

De acordo com o ministro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne todo mês para tratar da segurança energética nacional e também da modicidade tarifária – princípio que garante a cobrança de tarifas justas. Uma das maiores preocupações era sobre o nível de chuvas, que afeta a geração de energia nas usinas hidrelétricas.

Em entrevista durante o programa Bom Dia, Ministro, Silveira lembrou que o Brasil é um país que depende naturalmente de suas hidrelétricas. “Elas nos dão segurança energética e dependem das nossas térmicas. Por isso, estamos implementando e vamos, na próxima semana, lançar o leilão das térmicas”.

Baterias para armazenamento de energia

Segundo Silveira, o Brasil é um país com grande capacidade para produzir energia renovável que, embora limpa, tem a característica de ser intermitente, por depender de fatores naturais. Para lidar com isso, o governo federal aposta no armazenamento por baterias.

“Estamos com uma expectativa muito grande de lançar, ainda neste ano, nosso leilão de baterias. A gente vai literalmente armazenar vento. O vento vai ser armazenado através das baterias”, explicou o ministro. Com as baterias, será possível armazenar a energia solar, por exemplo.

           

             

Apagão nacional: 88 mil unidades ficam sem luz em Santa Catarina

Incidente ocorreu após explosão seguida de incêndio em subestação no Paraná

Cerca de 88 mil unidades ficaram sem energia elétrica em Santa Catarina na madrugada desta terça-feira (14) durante um apagão que atingiu 10 estados brasileiros. Segundo a Celesc, o abastecimento foi interrompido nas regiões de Itajaí, no Litoral Norte; Rio do Sul e Blumenau, no Vale do Itajaí, e Angelina, na Grande Florianópolis. O abastecimento foi retomado às 01h42.

Continue lendo