17 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

MP apura caso de aplicação equivocada de antídoto em 11 bebês

Imagem: Freepik
Caso aconteceu na semana passada em Canoinhas; órgão deu prazo de 10 dias para hospital, município e Gerência Regional de Saúde se manifestarem

O Ministério Público de Santa Catarina instaurou uma Notícia de Fato para apurar o caso em que 11 bebês receberam antídotos contra picadas de cobra por engano. O promotor de justiça Leonardo Lorenzzon, da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas, deu o prazo de 10 dias para que hospital, município e gerência regional de saúde forneçam esclarecimentos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Entre os pronunciamentos solicitados ao Hospital Santa Cruz estão a data do ocorrido, o modo de armazenamento dos frascos de medicamentos, a identificação e qualificação dos profissionais envolvidos, a comunicação aos conselhos de classe, o relatório sobre a situação de saúde dos bebês afetados e as providências adotadas para evitar novos erros. Para a gerência, foram solicitadas informações sobre se o órgão tomou conhecimento dos fatos e quais foram as providências adotadas. Já o município foi questionado sobre a existência de um convênio com o hospital e sobre quais mecanismos de fiscalização do hospital o órgão adota.

“O objetivo é reunir elementos que permitam avaliar a pertinência de evolução deste procedimento para inquérito civil ou adotar medidas judiciais cabíveis”, afirmou o promotor Leonardo Lorenzzon no despacho de instauração da Notícia de Fato.

Sobre o caso

O caso veio à tona no início desta semana, quando começou a ser divulgado que os recém-nascidos teriam recebido doses de antídotos contra picadas de jararaca ao invés da vacina contra a Hepatite B. Acontece que este medicamento deve ser aplicado em quatro doses, sendo a primeira após 12 horas do nascimento. Desta forma, os recém nascidos não receberam a primeira dose do imunizante, que serve para prevenir a infecção pelo vírus da hepatite B, que pode causar doenças hepáticas crônicas.

O erro, segundo funcionários do hospital, pode ter sido cometido por conta da semelhança entre os frascos que armazenam as doses. Os bebês são acompanhados desde então e não apresentaram nenhum tipo de efeito colateral até o momento.

           

             

Jogos Universitários Catarinenses começam nesta quinta-feira (17)

UFSC terá uma grande delegação, com mais de 160 atletas

Os Jogos Universitários Catarinenses (JUCS) de 2025 começam nesta quinta-feira (17) e ocorrem até a próxima quarta-feira (23). A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) chega com uma grande delegação para o evento, com 164 atletas, entre estudantes, servidores e bolsistas. Os jogos acontecem em Criciúma, na Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Continue lendo