Luzerna, Pomerode e Jaraguá do Sul foram as vencedoras gerais e receberam o reconhecimento de ‘Cidade Excelente’
Santa Catarina conheceu nesta terça-feira (18) os municípios campeões em práticas de gestão pública para melhorar os serviços prestados aos cidadãos na edição 2025 do Prêmio Band Cidades Excelentes. A cerimônia da etapa estadual ocorreu no Square SC em Florianópolis, e reuniu representantes de governos municipais e da Federação Catarinense de Municípios (FECAM).
Realizado todos os anos pelo Grupo Barriga Verde, Grupo Bandeirantes de Comunicação e Instituto Aquila, o Prêmio reconhece os municípios que melhor adaptaram suas práticas com base em 72 indicadores observados pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). Além de ganhadores em seis perspectivas diferentes de governança, a premiação condecora os três municípios ganhadores do prêmio principal “Cidade Excelente”.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A premiação se baseia na avaliação do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza dados disponíveis no portal transparência de cada prefeitura e revela a realidade de cada local. A ferramenta utiliza Inteligência Artificial para pontuar as cidades com base em 72 indicadores em 6 pilares. Nesta edição, os municípios que enviaram projetos qualitativos, agregaram pontos na avaliação final.
“A importância desse evento para Santa Catarina é o quinto ano consecutivo, que a gente mostra a competência de gestão dos prefeitos municipais, seus secretários e coisas absurdamente singulares. Nós estamos preocupados em mostrar o bom. Isso é que é estado de excelência”, destaca Saul Brandalize Jr., presidente do Grupo Barriga Verde.
A premiação foi feita com base na avaliação do Instituto Aquila, que vê a premiação como muito importante para incentivar cada vez melhores gestões. “Eu vejo que a principal contribuição é trazer reconhecimento, porque às vezes os gestores públicos estão se esforçando, estão evoluindo na prestação de serviço para a comunidade e reconhecer uma forma de incentivar e também de dar visibilidade. Quais os municípios que são referência, aquele gestor público que ainda quer saber como melhorar, ele pode buscar, talvez, ideias entre esses municípios que estão sendo destaques”, destacou Rita de Andrade, consultora de gestão empresarial do Instituto Aquilla.
O prefeito de Florianópolis e presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Topázio Neto, destacou os esforços e a alegria dos prefeitos e representantes de receberem o prêmio: “Esse reconhecimento é extremamente positivo, porque cada vez que o município é premiado, gera-se um novo desafio para o próximo ano. E aqueles que não foram premiados também almejam ganhar esse prêmio. É um prêmio extremamente difícil de ser conseguido, porque são 72 indicadores do município que são avaliados, uma metodologia absolutamente profissional, então eu fico muito feliz de ver a felicidade dos prefeitos e dos municípios em receberem essa premiação”, destaca.
> Veja aqui os municípios vencedores por cada pilar
Conheça os premiados ‘Cidades Excelentes’
O prefeito de Luzerna, Juliano Schneider, cidade com a melhor gestão entre as com até 30 mil habitantes, falou sobre a alegria em receber esse reconhecimento: “Esse prêmio, levando o título hoje do geral e também no Pilar Educação, representa muito. Representa que a gente está numa gestão sólida, onde todos se envolvem. Tanto os nossos funcionários, como também toda a comunidade presente. E quando a gente é reconhecido por um prêmio desses, de excelência, promovido pelo Grupo Bandeirantes, TV Barriga Verde e Instituto Aquila, mostra o caminho certo”, destacou.

Rafael Ramthun, prefeito de Pomerode, eleito o melhor entre os municípios com 30 a 100 mil habitantes, destacou a importância desta premiação. “Quero compartilhar o meu sentimento de alegria. Muita felicidade. Sou um cara felizardo, ser prefeito de uma cidade maravilhosa como o Pomerode, de grandes desafios. Mas a gente tem sim, ao longo desse primeiro ano, feito um mandato com o pulso firme. A cidade tem prosperado, se desenvolvido e esse prêmio aqui hoje só vem, realmente, mostrar aquilo que nós fazemos todos os dias. O nosso empenho, o nosso trabalho. Gostaria de compartilhar esses prêmios de hoje também com toda a nossa equipe de servidores, com toda a comunidade, com todos os empresários. A gente tem um projeto ao entorno de uma cidade”, ressaltou.

Já Antônio Carlos da Luz, diretor de Captação e Recursos de Jaraguá do Sul, que foi eleita a melhor cidade com população acima de 100 mil habitantes, ressaltou o impacto positivo desta premiação. “Essa premiação significa que Jaraguá do Sul tem feito o dever de casa na questão da gestão pública. A gente tem já, desde 2017, feito um caminho de planejamento estratégico, de trabalhar com indicadores, trabalhar com ferramentas, de forma que a gente possa ter os dados e assim poder planejar melhor as ações que o município tem que fazer. Também com todas essas ações, a gente tem conseguido efetivar a questão dos recursos públicos, de forma a economizar, fazer toda uma revisão dos contratos, de toda a parte orçamentária do município, e assim sobrar recursos para investir mais em obras que a população tanto anseia, e também nos programas sociais, da educação, da saúde, em habitação e também na questão do meio ambiente”, explicou.

























































