21 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

NR1 busca prevenir doenças mentais no trabalho

Quase 500 mil pessoas se afastaram de suas funções por conta de ansiedade, depressão e outras enfermidades

Ansiedade e depressão estão entre as principais causas de afastamento de pessoas do trabalho. Segundo o Ministério da Previdência, no Brasil, 470 mil pessoas pediram afastamento por problemas na saúde mental apenas em 2024. É como se todos os habitantes de Criciúma e Chapecó se afastassem. Em Santa Catarina, 33 mil desses casos foram registrados no ano passado.

O diagnóstico que boa parte dos trabalhadores afastados recebem é o da Síndrome de Burnout, resultado do constante estresse no trabalho, que causam problemas também na vida pessoal. “Você tem que ler livro, você tem que fazer atividade física, você tem que ser a melhor mãe, estar sempre linda e bela, e você tem que ser a melhor profissional”, relata a administradora Daniely Cardoso.

Os números alarmantes forçaram o governo federal a criar medidas para combater o principal causador desses problemas: a sobrecarga no trabalho. “Essa NR1 que foi um adendo, uma norma de segurança e saúde no trabalho, ela vem para criar essa obrigatoriedade que essas empresas identifiquem e avaliem os riscos psicossociais do trabalho”, explica a psicóloga Déborah Riggenbach.

“A empresa tem que estar atenta se ela está gerando ambiente que promove saúde e desenvolvimento das pessoas que estão trabalhando nela. Ou ao contrário, se ela está gerando um ambiente estresso de trabalho, que está adoecendo seus funcionários”, reforça a médica psiquiatra Amanda Rufino.

A Graziela Urbani produziu uma minissérie de dois episódios para explicar esse fenômeno que está ocorrendo no Brasil e no mundo. Este é o segundo e último episódio.

Confira

           

             

Cerca de 19 milhões ainda não enviaram declaração do Imposto de Renda

Documento pode ser entregue até as 23h59 de 30 de maio

A dez dias do fim do prazo, cerca de 19 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Fisco. Até às 17h desta terça-feira (20), 27.448.777 contribuintes enviaram a Declaração Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF) à Receita Federal. O número equivale a 59,41% do total esperado para este ano.

Continue lendo