4 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Oncologista explica a importância de práticas saudáveis após remissão do câncer

Foto: Fernando Bortoluzzi/TVBV Online
Profissional destaca cuidados para fortalecer o organismo e garantir qualidade de vida

Após finalizar o tratamento contra o câncer de mama, os cuidados com o corpo continuam fundamentais. O fim dessa etapa é apenas o início de uma nova fase na vida da mulher. Na volta da rotina, é essencial manter alguns cuidados para fortalecer o organismo, reduzir os riscos de recidiva e garantir mais qualidade de vida.

Em entrevista ao SC Acontece, a médica oncologista do Centro Especializado de Oncologia de Florianópolis (CEOF), Cristiane Fabiani, ressalta que as práticas adotadas durante o tratamento continuam sendo fundamentais. “A manutenção da atividade física, alimentação regular, manter bons hábitos, evitar bebida alcoólica, são cuidados permanentes não só na prevenção do câncer”, explica a profissional.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A retomada da rotina, autonomia, e até a volta ao trabalho são passos importantes, mas que podem trazer desafios. De acordo com Cristiane, apenas 60% das mulheres que enfrentaram a doença conseguem retornar ao mercado de trabalho após o tratamento.“É necessário uma sensibilização maior das empresas, flexibilização, e muitas vezes o rendimento delas é menor, comparado a antes do diagnóstico, por conta dos efeitos colaterais do tratamento”, destaca a médica.

A manutenção de hábitos saudáveis após o tratamento do câncer de mama e os desafios da volta à rotina foram temas da entrevista com a oncologista no programa SC Acontece da TVBV nesta sexta-feira (3).

Assista à entrevista completa

*Com supervisão de Fernando Bortoluzzi.

           

             

Entenda a proposta que retira exigência de autoescola para tirar CNH

Custo para tirar habilitação poderá cair em 80%; veja perguntas e respostas

O Governo Lula está propondo mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal delas é o fim da obrigatoriedade de frequentar aulas de autoescola na preparação para os exames teórico e prático dos departamentos de Trânsito (Detran) estaduais.Com isso, o custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 3,2 mil, poderá cair em 80%.

Continue lendo