Investigação revela planejamentos de ataques e recrutamento de novos membros
A Operação Nuremberg, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), teve como objetivo desarticular um dos maiores e mais violentos grupos neonazistas do Brasil. A ação foi realizada na manhã desta sexta-feira (31), quando foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em quatro estados brasileiros. Não há informações sobre prisões.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
As ordens judiciais foram cumpridas em Santa Catarina, nos municípios de Cocal do Sul e Jaraguá do Sul, e no Paraná, em São José dos Pinhais, Curitiba e Araucária. Já no estado de São Paulo, foram localizados alvos em Campinas, Taboão da Serra, Osasco e São Paulo. Em Sergipe, foram realizadas buscas apenas na capital Aracaju. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), durante os mandados, foram encontrados materiais de apologia ao nazismo, além de diversas armas brancas.
As investigações revelaram que os integrantes do grupo se autodenominavam “skinheads” neonazistas e utilizavam como emblema a figura do “Sol Negro”, com a imagem de um fuzil AK-47 ao centro. Para o grupo, o símbolo tem como objetivo representar a supremacia branca e exaltar a violência como forma de imposição ideológica. O “Sol Negro” é reconhecido por entidades internacionais como um símbolo de ódio, sendo frequentemente usada para expressar ideologias racistas e extremistas.
Investigação revela nível de organização e violência dos alvos
De acordo com o MPSC, a célula possuía um alto nível de organização e planejava atos violentos em diferentes regiões do país. Além disso, os integrantes utilizavam perfis falsos nas redes sociais para promover discursos de ódio, antissemitismo e apologia ao nazismo.
Também foi constatado que o grupo realizava encontros presenciais regulares com o objetivo de discutir formas de disseminação da ideologia e recrutamento de novos membros. Algumas vezes, os encontros ainda eram utilizados para planejar confrontos com grupos ideologicamente opostos.
A organização do grupo era marcada por uma estrutura de hierarquias, com a realização de cerimônias de “batismo” para a iniciação de novos integrantes. Uma vez dentro do grupo, os membros eram obrigados a pagar mensalidades para o custeio de despesas internas, materiais de propaganda e atividades do grupo.
Operação Nuremberg?
A denominação Nuremberg foi feita em alusão aos Julgamentos de Nuremberg, realizados após o término da Segunda Guerra Mundial, no qual criminosos de guerra nazistas foram condenados pelos crimes de ódio, extremismo e intolerância.
Confira a matéria
*Estagiário sob supervisão de Fernando Bortoluzzi
Que susto! Caminhão de lixo destrói casa
O veículo perdeu o freio em um morro e desgovernado atingiu a casa
A situação ocorreu na tarde da última quinta-feira (30) no bairro São Martinho, em Tubarão, no Sul catarinense. Um caminhão de coleta de lixo teve problemas no sistema de freios, o condutor não…






 
																		 
																		 
																		 
																		 
																		