31 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Economia

PIB de SC será o segundo mais afetado por tarifaço dos EUA

Foto: Filipe Scotti
Estudo apontou que índice terá impacto negativo de 0,31% no estado; Fiesc organiza reuniões para mitigar efeitos

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que o Produto Interno Bruto de Santa Catarina será o segundo mais impactado pelo tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com início no dia primeiro de agosto. De acordo com a pesquisa, o PIB catarinense terá uma queda de 0,31%, menor apenas que o do Amazonas. Com o objetivo de estudar melhor esses impactos e realizar ações mitigatórias, o Comitê de Crise do Tarifaço dos EUA, implementado pela Federação das Industrias de Santa Catarina (Fiesc), teve a primeira reunião realizada nesta segunda-feira (28).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Nas próximas semanas, o Comitê deve se reunir mais vezes para debater medidas para reduzir os efeitos negativos, como ampliar a contribuição da federação  para políticas públicas para fazer frente à situação.

“Estamos muito preocupados com o potencial impacto, porque SC tem uma característica muito singular, com segmentos diferentes sendo afetados em proporções distintas”, explicou o economista-chefe da FIESC, Pablo Bittencourt. “Em SC,  22,2% da produção do setor de produtos de madeira é exportada para os EUA. No setor de móveis, 12,1% do que é fabricado têm os Estados Unidos como destino”, finalizou.

É justamente esse segmento do mercado que mais deve ser impacto no estado. Isso porque algumas empresas de exportação de madeira em SC estão localizadas em regiões onde o IDH é mais baixo e reflexos no mercado de trabalho tendem a ter consequências graves.

Relação econômica – SC x EUA

Os Estados Unidos são parceiros de negócios importantes para Santa Catarina. Em 2024, 15% do total de exportações do estado foram para os EUA. A região que mais depende da exportação para lá é o Planalto Norte, com 42,5% do total de produtos exportados, enquanto na Serra são 22,3%. No Centro-norte 24,9% e no Alto Vale 23,7%.

A FIESC já iniciou a articulação com o governo do estado, que solicitou informações robustas para avaliar as ações propostas pela entidade. A mobilização das indústrias para responder às questões elaboradas pela FIESC junta-se a iniciativas já em andamento via Confederação Nacional da Indústria (CNI), de reuniões com o vice-presidente Geraldo Alckmin e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e à articulação com o governo de SC.

           

             

Figueirense anuncia segundo reforço para lateral-esquerda

Matheus Mascarenhas chega para substituir Samuel, que foi emprestado para o futebol árabe

O Figueirense já anunciou o substituto de Samuel, que deixou o clube na última semana para jogar no futebol do Bahrein. Nesta terça-feira (29), o clube anunciou a contratação de Matheus Mascarenhas, lateral-esquerdo de 1,80m de altura, que chega com contrato até o fim desta temporada. Ele chega para reforçar o elenco no restante da série C e na Copa Santa Catarina, que começa em setembro.

Continue lendo