29 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Primavera em SC deve ter chuvas frequentes e termômetros abaixo de zero

Foto: Secom SC
Confira a previsão climatológica para os meses de setembro, outubro e novembro

Os amantes de sol e do calor já podem dar graças a partir de 22 de setembro, quando se encerra o inverno no hemisfério sul. No entanto, o fim da estação mais fria do ano está longe de significar o fim do frio e dos dias nublados e de chuva em Santa Catarina. É o que diz a previsão da Epagri/Ciram, responsável pelo monitoramento meteorológico no estado, sobre os três meses da primavera.

A estação em SC é geralmente marcada por eventos de chuva forte mais frequentes, com volumes elevados em curto espaço de tempo, acompanhados de raios, granizo e ventania. A chuva ocorre associada à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e tempestades, com maior influência no Grande Oeste catarinense.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, os acumulados devem chegar a 210 mm no mês de setembro. No restante do estado, os volumes de chuva podem alcançar 170 mm no período. Entre setembro e outubro, os ciclones extratropicais também atuam com mais frequência no litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil, trazendo perigo às embarcações com os ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Outubro tem geralmente os volumes de chuva mais elevados do trimestre, podendo variar de 210 a 280 mm no Grande Oeste e de 140 a 180 mm nas demais regiões. Já a partir da metade de novembro, as chuvas diminuem e ocorrem mais na forma de pancadas, associadas às altas temperaturas das tardes. No período, os volumes totais em SC ficam em média entre 130 e 180 mm, podendo ficar ainda mais baixos no Grande Oeste.

De acordo com a Epagri/Ciram, no geral, a previsão para a primavera de 2025 é de chuvas mais frequentes e acima da média em Santa Catarina, especialmente no Oeste, que em seguida pode sofrer com períodos prolongados sem chuva.

Temperaturas

De setembro a novembro, as temperaturas já começam a subir um pouco mais em relação aos meses anteriores, especialmente durante as tardes. Neste período, a previsão para a estação é de temperatura próxima à média em Santa Catarina, com marcas mais altas no Oeste do estado, especialmente em períodos mais prolongados de estiagem.

Durante as manhãs, ainda são esperadas temperaturas amenas e não estão descartados episódios de frio fora de época. São esperados episódios de temperaturas próximas e até abaixo de 0°C e formação de geada, principalmente nas áreas altas do Planalto Sul. Também estão no radar dias consecutivos de temperatura acima de 30ºC.

           

             

Ponto turístico de Balneário Camboriú será interditado para obra milionária

Complexo Turístico Morro do Careca contará com passarela de vidro e balanço suspenso

O Morro do Careca, um dos cartões-postais naturais de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, terá o acesso interrompido a partir desta segunda-feira (1º). O motivo é a construção de um empreendimento milionário de revitalização, que inclui a implantação de mirantes, a modernização da rampa de decolagem de voo livre.

Continue lendo