Em um estabelecimento, 500 quilos foram retirados das prateleiras
Uma operação do Ministério Público de Santa Catarina, que contou com apoio de diversos órgãos de vigilância sanitária e de saúde, apreendeu quase uma tonelada de alimentos sem condições para consumo colocadas a venda em estabelecimentos no Médio Vale do Itajaí. O resultado da ação foi divulgado nesta terça-feira (16) e teve como principal alvo produtos de origem animal, especialmente carnes.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A situação que mais chamou atenção foi constatada em um estabelecimento de Timbó, onde 520 quilos de alimentos estragados foram retirados das prateleiras. As outras ações aconteceram em Rio dos Cedros e Benedito Novo. Neste município, 260 quilos foram recolhidos em dois estabelecimentos. No primeiro, dois supermercados tiveram 125 quilos de produtos apreendidos. Todo o material apreendido, totalizando 905 kg, foi encaminhado para descarte em aterro sanitário, com apoio da SAMAE para coleta.
POA
A ação de fiscalização e apreensão fez parte do Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal do MPSC, conhecido como POA. Ele tem como objetivo evitar que produtos fora de condições de consumo permaneçam nas prateleiras e, por consequência, cheguem às mesas dos consumidores. Desde o início das atividades, em 1999, contabiliza mais de mil operações, que alcançaram todos os municípios do estado e retiraram do mercado mais de 1.500 toneladas de alimentos de origem animal impróprios ao consumo.
VÍDEO: Mulher que manteve cão em terreno abandonado é indiciada por maus-tratos
Após instauração do inquérito policial, suspeita pegou animal de volta e retomou os cuidados
Uma mulher que mantinha a cadela da raça pitbull em um terreno abandonado foi indiciada pelo crime de maus-tratos qualificado, mediante negligência nos cuidados. O imóvel em questão fica localizado no bairro Estreito, na região continental de Florianópolis. O inquérito policial foi finalizado nesta terça-feira (16) pela Diretoria de Bem Estar Animal da Capital.