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Reclamações do Procon podem ser feitas pela internet, em Chapecó; saiba como

Os moradores de Chapecó que precisam de atendimento no Procon não precisam mais ir até o balcão do órgão de defesa do consumidor para registrar reclamações ou solicitar serviços pessoalmente. O Procon implantou uma plataforma – chamada Aprova Digital – que possibilita o atendimento pela internet, 24 horas por dia, pelo computador ou celular de qualquer cidadão que necessite dos serviços da entidade.  

Segundo o coordenador executivo do Procon de Chapecó, Gustavo André Vendramin, a modernização trouxe agilidade e economia para o Município, além de ter tido boa aceitação pela população. 

“A comodidade de resolver tudo pelo digital facilita para que empresas de outros estados, por exemplo, consigam acompanhar e ter acesso ao processo de forma muito rápida, o que antes não era possível com os processos físicos”, comenta.

O formato digital reduz os custos do envio de intimações, materiais de escritório e uso de papel nos processos. O armazenamento na nuvem também elimina a necessidade de espaços físicos para estocar a papelada, além de evitar o extravio de documentos e informações.

Vendramin explica que o processo físico tem um custo mais alto, além de ser burocrático. As diligências precisam ser arquivadas por cinco anos, ocupando espaço devido ao volume de processos.

Desde a implantação do Aprova Digital no Procon foram tramitados 6.451 processos pelo sistema online. Desse total, cerca de 40% são reclamações de consumidores registradas contra empresas.

O atendimento digital é mais rápido, leva em média 30 minutos, enquanto no balcão pode demorar até 3 horas. O sistema que desburocratiza os serviços ao consumidor tem recebido mais de 1.000 pedidos por mês, em média. 

“O sistema agiliza o atendimento porque coloca no automático etapas que podem ser facilmente realizadas pelo sistema, além de reduzir o risco de falhas humanas e garantir transparência para o consumidor, de ponta a ponta”, explica Marco Zanatta, fundador do Aprova Digital.

Apesar da boa aceitação do atendimento digital, o atendimento no Procon permanece híbrido, para atender consumidores que preferem o modelo convencional ou não têm acesso à internet. 

Confira os serviços digitais disponíveis no Procon em Chapecó:

  • Reclamações
  • Auto de Constatação
  • Portarias
  • Notificação/Intimação da Abertura da Portaria
  • Juntada de AR
  • Resposta
  • Intimação com Auto de Infração
  • Intimação com Despacho Final
  • Notificação com Anexo da Taxa

Para usar a plataforma basta entrar no site e efetuar o cadastro gratuitamente, clique aqui.

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