21 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

SC é líder em segurança alimentar no Brasil

Foto: Thiago Kaue / SECOM
Segundo dados do IBGE, estado tem menos de 10% dos domicílios em situação de preocupação ou restrição alimentar por falta de recursos

A insegurança alimentar é um assunto comumente em pauta no cenário nacional das políticas públicas. Dados revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que mais de 24% dos domicílios brasileiros enfrentam preocupação ou restrição alimentar por falta de recursos. No entanto, os catarinenses vivem uma realidade diferente, com 90,6% das residências em situação de segurança na questão de alimentação.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Esse número, resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (PNADC/A) de 2024, coloca o estado no topo do ranking que classifica os estados de acordo com a insegurança alimentar. Espírito Santo conquistou o segundo melhor resultado, com 86,5%, enquanto o Rio Grande do Sul ficou em terceiro, com 85,2%. O Paraná ficou em quarto (84,7%) e Goiás em quinto (82,1%).

Esse índice positivo, segundo as autoridades catarinenses, tem relação direta com a integração das políticas públicas implementadas no estado neste ano. “Temos uma agricultura diversificada, projetos voltados para o desenvolvimento social e índices positivos de emprego. O fato de muitas pessoas terem carteira assinada, com renda estável, também influencia diretamente na segurança alimentar, pois quem tem renda, tem condições de escolher o que consumir e garantir o sustento da família com dignidade”, explica a Secretária de Estado da Assistência Social, Adeliana Dal Pont.

A coordenadora de Segurança Alimentar de Santa Catarina, Juliana Rocha Pires, reforça que a segurança alimentar envolve também a Saúde, Educação, Assistência e Agricultura. “É um conjunto de esforços que caminham lado a lado para garantir o direito básico à alimentação de qualidade”, diz.

Insegurança alimentar

O IBGE classifica um domicílio em situação de insegurança alimentar quando os moradores relatam preocupação ou restrição alimentar por faltar recursos nos últimos três meses. Em resumo, as situações de falta de segurança incluem: medo de faltar alimento, falta de comida, alimentação inadequada ou restrita por falta de dinheiro. O instituto classifica a insegurança alimentar como leve, moderada ou grave, conforme a restrição observada na qualidade e quantidade de alimentos consumidos no domicílio.

           

             

Figueirense aposta na força da torcida para buscar título da Copa SC

Campanha do alvinegro no mata-mata começa nesta quarta-feira (22) na Arena Condá, contra a Chapecoense

A fase das quartas de final da Copa Santa Catarina já começou para alguns times, mas o Figueirense ainda aguarda ansiosamente para a primeira partida do confronto contra a Chapecoense. O jogo de ida acontece nesta quarta-feira (22), às 19h30, na Arena Condá. Já o jogo decisivo, marcado para domingo (26), acontece no Estádio Orlando Scarpelli, onde a torcida tem apoiado bastante o time neste ano. É nesse apoio que os jogadores alvinegros apoiam para chegar à final do campeonato, conquistar o título e, consequentemente, a vaga na Copa do Brasil de 2026.

Continue lendo