19 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Segurança

SC registra queda na criminalidade no primeiro semestre de 2025

Foto: Foto: Ricardo Trida / PCISC
Números positivos foram apresentados em balanço da Secretaria de Segurança Pública

A segurança pública teve um dos melhores resultados já registrados em Santa Catarina neste primeiro semestre de 2025. O Governo do Estado divulgou nesta sexta-feira (18) um balanço que aponta para uma redução recorde nos índices de criminalidade desde o início da série histórica. O destaque está para a os números de mortes violentas, que caíram 17,1%.

Os números da Diretoria de Inteligência Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) são comparados com o primeiro semestre de 2024. A taxa de homicídios isolada caiu 20,6%. Segundo a SSP, foram 224 crimes registrados em apenas 32% dos municípios catarinenses. O indicador de latrocínio teve redução de 11,1% e alcançou o segundo melhor percentual da série histórica. Da mesma forma, o indicador de lesão corporal teve queda de 33,3%.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Outro avanço constatado foi a redução no número de feminicídios em Santa Catarina, que alcançou a segunda menor taxa da série histórica iniciada em 2018 — 0,29 para cada 100 mil habitantes. A queda foi de 30,3%. Já os crimes praticados contra mulheres em situação de violência doméstica também apresentaram uma redução de 3,6%, com 1.845 ocorrências a menos que no mesmo período de 2024.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff, enalteceu o trabalho das forças de segurança e a gestão voltada ao combate à criminalidade do governador Jorginho Mello. “Com muita alegria, destacamos esses registros altamente positivos como resultado do trabalho das forças de segurança, que estão fazendo com que sejamos, de fato, o estado mais seguro do país”, afirmou.

Confira o balanço completo na reportagem do Band Cidade

           

             

Imagens: Pesquisadores da UFSC catalogam 44 espécies endêmicas do Oceano Atlântico

Artigo foi publicado em uma revista britânica especializada em biologia

Um grupo de pesquisadores da UFSC, em parceria com equipes da UFRJ, USP e Universidade Técnica da Dinamarca, participou de um estudo publicado nesta quarta-feira (16) pela revista britânica Proceedings of the Royal Society B. Nesta pesquisa, realizada em três pequenas ilhas do oceano atlântico, foram catalogadas 44 espécies de peixes recifais endêmicas, ou seja, que não existem em nenhum outro lugar do mundo.

Continue lendo