25 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Bombeiros

Secadoras de roupas provocam incêndios em SC

Fotos: Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC)
Duas ocorrências distintas provocaram danos em residências

Duas máquinas secadoras de roupas provocaram incêndios em duas ocorrências distintas neste domingo (24) no Oeste de Santa Catarina. As situações causaram danos das residências, mas foram controladas sem vítimas pelos moradores com apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC).

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 11h30 no município de São Carlos, a 47 quilômetros de Chapecó. Quando os bombeiros chegaram no endereço, na Rua do Comércio, se depararam com uma maquina de lavar e secar roupas danificada em frente à casa.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Segundo os proprietários, o equipamento pegou fogo durante o uso e, imediatamente, eles desligaram o disjuntor geral da edificação e retiraram a máquina do interior. Os moradores conseguiram e extinguiram as chamas por conta própria, utilizando uma mangueira de jardim. Os bombeiros finalizaram o combate com o rescaldo do equipamento e, em seguida, ventilaram o ambiente para retirar a grande quantidade de fumaça.

A segunda ocorrência ocorreu por volta das 13h45 em Saudades, a cerca de 30 quilômetros de São Carlos. Quando a equipe do CBMSC chegou ao local, no bairro Belvedere, os moradores também já haviam conseguido extinguir as chamas com extintores de incêndio pequenos, antes que elas se alastrassem em grande escala.

Os bombeiros verificaram que a energia elétrica do local já havia sido desligada e confirmaram que o fogo começou na parte elétrica da máquina. Por fim, os moradores foram orientados quanto aos procedimentos com a área onde ocorreu o incêndio.

Segundo o CBMSC, a maioria dos incêndios de origem elétrica está associada a falhas evitáveis, como instalações inadequadas, ausência de manutenção, sobrecarga de circuitos e uso indevido de equipamentos. A corporação recomenda aos usuários algumas precauções:

  • Contratar profissional habilitado (eletricista ou engenheiro) para a execução ou revisão das instalações elétricas;
  • Evitar improvisações, como emendas, gambiarras ou sobrecarga de benjamins e extensões;
  • Realizar manutenção periódica de quadros de distribuição, disjuntores e aterramentos;
  • Utilizar produtos certificados, especialmente cabos, disjuntores, tomadas e eletrodomésticos;
  • Desligar da tomada equipamentos que não estão em uso, especialmente à noite ou ao sair de casa;
  • Observar sinais de risco, como aquecimento excessivo, cheiro de queimado, disjuntores desarmando com frequência ou luzes piscando;
  • Verificar regularmente os equipamentos elétricos, avaliando o estado de conservação, o aquecimento anormal durante o uso e a presença de cabos ou conectores danificados;
  • Em edificações antigas, é essencial a atualização do sistema elétrico conforme normas vigentes, principalmente quando há aumento de carga (como instalação de ar-condicionado, micro-ondas, máquinas de lavar, etc.);

           

             

Montanhista morre após passar mal em trilha em SC

Bombeiros levaram mais de 3 horas para conseguir alcançar a vítima

Um homem de 47 anos, identificado como Rafael Oliveira, morreu na manhã deste domingo (24) enquanto fazia uma trilha até a Pedra da Tartaruga em Garuva, no Norte de Santa Catarina. A vítima, que era praticante de montanhismo, sofreu um infarto durante o percurso e não resistiu.

Continue lendo