Temperaturas devem ficar dentro da média para o período na região
O mês de setembro terá um acumulado de chuva levemente acima do normal na região Sul do Brasil, conforme previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Essa condição é válida para grande parte de Santa Catarina, com exceção do nordeste catarinense, bem próximo à divisa do Paraná, onde a precipitação deve permanecer na média.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Já no Rio Grande do Sul, especificamente entre as mesorregiões do Noroeste e Nordeste, o volume é acima do esperado, com previsão de chuva acima dos 200 mm para o mês, segundo o Inmet.
Temperaturas médias
O boletim do instituto também mostra como ficarão as temperaturas no próximo mês na região Sul do Brasil. Elas ficarão dentro da média histórica para o período, com valores entre 12°C e 17°C em Santa Catarina. Na divisa com o Rio Grande do Sul, esses números serão menores, com média de 12,5°C. Já no Paraná, as temperaturas ficam levemente acima do habitual, com cerca de 0,6°C a mais que a média.
Impactos na agricultura
Com as chuvas acima da média em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, e o aumento das temperaturas no Paraná, o tempo fica favorável ao desenvolvimento da cana-de-açúcar. No entanto, a maior umidade do solo pode prejudicar a semeadura das culturas de inverno, como trigo, aveia, cevada, centeio e canola, sobretudo em solos com baixa drenagem. Apesar disso, o cenário tende a ser positivo para as lavouras que já estão em fase de desenvolvimento.
População brasileira chega a 213,4 milhões em julho de 2025
IBGE aponta crescimento de 0,39% em um ano, com tendência de aumento cada vez menor
A população brasileira alcançou o contingente de 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e representa crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior.