1 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Cultura

TAC terá semana de programação gratuita em celebração aos 150 anos

Foto: Raquel Santi/FCC
Serão cinco dias de atrações musicais e teatrais; entrada será permitida mediante entrega de um quilo de alimento ou um litro de leite

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), um dos mais importantes e históricos teatros de Santa Catarina, completa 150 anos de história no próximo domingo, dia 7 de setembro. Para celebrar essa data, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do espaço, preparou uma programação especial ao longo desta semana, com atrações musicais e teatrais, todas gratuitas para o público.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

As celebrações começam já nesta terça-feira (2) com o TAC Memória Viva – História encenada e revelada. Às 19h, o público será recepcionado na escadaria pela Banda da Polícia Militar de Santa Catarina. Para meia hora depois, está programado o cerimonial de lançamento da exposição “Memória Viva – TAC 150 anos” e lançamento da marca comemorativa dos 150 anos do TAC. Por fim, às 20h, ocorre a apresentação da Associação Coral de Florianópolis e Coral Estúdio Vozes.

Confira a programação

DIA 03 (quarta-feira) TAC EM CANÇÕES – Vozes e ritmos da história

  • 19h30: Sara Pacheco e Banda, com participação de Cleide Ammom e Daniel Zinho

DIA 04 (quinta-feira) TAC EM CONCERTO – A Música no Tempo

  • 19h30: Camerata Florianópolis

DIA 05 (sexta-feira) TAC EM MOVIMENTO – A dança em Cena

  • 19h30: Abertura com o pianista Alexandre Dietrich
  • 20h: Apresentação de Grupos de Dança de Florianópolis

DIA 06 (sábado) TAC EM CENA – O Palco é aqui

  • 19h: Recepção na Escadaria: OSSCA
  • 19h30: apresentação de Grupos de Teatro da Grande Florianópolis

DIA 07 (domingo) TAC EM FESTA – O TAC é nosso

  • 18h: Recepção na Escadaria: OSSCA
  • 18h30: Apresentação do pianista Pablo Rossi
  • 19hs: Cerimonial – Parabéns ao TAC
  • 19h: Apresentação da Orquestra Novo Alvorecer

Para assistir aos espetáculos, os interessados devem retirá-los na véspera dos eventos por meio do site Blueticket.com. Além da apresentação do ingresso, que for assistir terá que levar um quilo de alimento ou um litro de leite, que será entregue a instituições beneficentes. Serão liberados, no máximo, dois ingressos por pessoa.

Sobre o Teatro Álvaro de Carvalho

O Teatro Álvaro de Carvalho teve sua pedra fundamental lançada em 29 de julho de 1857, mas a inauguração oficial só ocorreu em 7 de setembro de 1875. Mesmo antes disso, entre 1871 e 1872, o Teatro já era utilizado e tinha o nome de Santa Isabel – em homenagem à Princesa Isabel. A partir de 1894, o prédio foi batizado com o nome de Álvaro de Carvalho, tenente e comandante da Marinha Brasileira, considerado o primeiro dramaturgo catarinense. Álvaro de Carvalho foi uma personalidade relevante do cenário cultural, falecendo aos 36 anos em Buenos Aires. É patrono da Cadeira nº1 da Academia Catarinense de Letras, criada em sua homenagem.

O TAC teve, ao longo do tempo, diversos usos. Em outubro de 1893, o prédio foi designado como quartel da Guarda Nacional, opositora ao governo provisório da nova República do Brasil. Mais tarde, com a retomada do poder pelo Exército, muitos presos políticos do General Moreira Cesar foram levados e detidos no prédio. O espaço foi, também, o lugar da primeira exibição de cinema em Florianópolis e, nos anos 1920 e 1930, o Teatro virou Cine Odeon e Royal.

Mágicos, ventríloquos, ilusionistas e telepatas também subiram ao palco do TAC em bailes oferecidos por governantes. Também ocorreram festas de aniversário e bailes de debutantes. Como houve tempos em que não havia cadeiras fixas, seu amplo salão era ideal para esses eventos. Reuniões políticas, leitura de manifestos, festivais beneficentes e até visitas de presidentes ocuparam o espaço.

Muito tempo se passou e, desde a década de 1970, o TAC é palco de espetáculos artísticos e culturais que celebram o melhor da produção catarinense. Atualmente, o espaço é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão do Governo do Estado.

           

             

Avaí completa 102 anos de história com importantes feitos nacionais e internacionais

Em meios aos parabéns nas redes sociais, torcedores cobraram diretoria pelos salários atrasados

O Avaí Futebol Clube completa, nesta segunda-feira (1º), 102 anos de história. Durante este século de existência, o clube realizou inúmeros feitos importantes e que fizeram o time ser reconhecido nacionalmente, como a melhor campanha de um catarinense na série A – 6º lugar em 2009 -, e as chegada na semifinal da Copa do Brasil em 2011 e nas quartas da Copa Sul-Americana de 2010. Além disso, o time também é o mais vezes campeão catarinense, com 19 títulos. “Chegar aos 102 anos não é apenas olhar para trás e comemorar. É também projetar o futuro. Seguimos trabalhando para elevar cada vez mais o Avaí ao patamar que ele merece estar!”, comemora.

Continue lendo