Fluxo de calor e umidade favorecem formação de tempestades entre a tarde e a noite em áreas próximas ao RS
O tempo deve ser de tempo estável em todas as regiões do estado nesta quinta-feira (21). Do amanhecer até de tarde, o sol deve predominar com poucas nuvens. A estabilidade do tempo se deve à influência de um sistema de alta pressão que passa por Santa Catarina. No entanto, entre a tarde e a noite, o fluxo de calor e a umidade fazem com que haja condição para pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, especialmente no Grande Oeste e áreas próximas ao Rio Grande do Sul. O risco para ocorrências associadas é baixo.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Quanto as temperaturas, elas permanecem baixas no período da manhã, com mínimas que variam de 5°C e 12°C do Grande Oeste aos planaltos e de 11°C a 16°C no Litoral. Com a presença do sol, os termômetros devem apresentar números mais elevados durante a tarde, com máximas de 30°C no Grande Oeste, Litoral Norte e Litoral Sul. Nas demais regiões, elas ficam entre 21°C e 25°C.
Próximos dias
A sexta-feira (22) começa com uma formação de nevoeiros, que logo se dissipam e o sol volta a predominar em todas as regiões. O tempo fica estável durante o dia e altas temperaturas são esperadas por conta do vento norte, que traz o calor da região central do país. As máximas para este dia superam os 30°C no Grande Oeste, Litoral Norte e Litoral Sul. Nas demais regiões, elas ficam entre 26°C e 28°C.
Para sexta-feira, há uma atenção especial quanto à agitação do mar, que terá ondas entre 2m e 2,5m. Isso se deve ao vento nordeste, que provoca rajadas de 50 km/h a 70 km/h.
No fim de semana, uma frente fria formada no Rio Grande do Sul avança para Santa Catarina, deixando todas as regiões com tempo instável. As primeiras localidades atingidas são as que fazem divisa com o estado vizinho. Depois, já no domingo, as demais regiões serão afetadas.
UFSC desenvolve IA que facilita conciliação após problemas com companhias aéreas
Programa já está disponível na internet e tem grande potencial utilitário
Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina criou uma Inteligência Artificial com um grande potencial utilitário. O grupo de pesquisa Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento (Egov) desenvolveu o Concil-IA, tecnologia que facilita os processos de conciliação entre consumidores e empresas aéreas em casos de danos morais e materiais, como atrasos, extravio e danos na bagagem.