Mais de 160 casas foram afetadas em 20 municípios
Os temporais registrados neste final de semana deixaram um rastro de destruição em diversos municípios catarinenses. Segundo a Defesa Civil, mais de 160 casas foram afetadas pelas fortes chuvas em 20 municípios. Dois deles devem decretar Situação de Emergência.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O balanço da Defesa Civil revela que 20 cidades registraram mais de 70 milímetros de chuva apenas nas últimas 24 horas. Nos demais municípios, nenhum registrou menos de 70 mm até a manhã desta segunda-feira (22). Com relação aos ventos, Urupema e Água Doce registraram mais de 100km/h nas últimas 24 horas. Outros 14 municípios tiveram ventos com mais de 50 km/h até esta manhã.
Ainda segundo o órgão, as cidades que devem assinar decretos de Situação de Emergência são Barra Bonita, no Extremo Oeste – que registrou a passagem de um tornado –, e Rio Negrinho, no Planalto Norte. A medida deve facilitar a liberação de recursos para reparar as estruturas atingidas pelos vendavais.
Destruição no Planalto Norte
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), registrou pelo menos cinco quedas de árvores na tarde deste domingo (21) apenas na cidade de Mafra. Uma delas havia despencado em cima de um veículo estacionado ao lado da Escola de Educação Básica Professora Maria Paula Feres. Já em um trecho da BR-280 no mesmo município, houve a queda de duas árvores, que obstruíram apenas o acostamento da rodovia.
Na Avenida Coronel José Severiano Maia, no bairro Buenos Aires, uma árvore de sete metros ficou pendurada em cima de uma residência e precisou ser cortada para evitar futuros estragos. No bairro Vila Formosa, uma árvore gabirobeira de cerca de 12 metros caiu parcialmente sobre o quadro de energia elétrica de uma residência.
Já no município de Rio Negrinho, duas árvores caíram sobre duas residências e três casas sofreram destelhamentos em decorrência dos ventos também na tarde deste domingo. Em um destes casos, uma parte do telhado se soltou, atingiu um poste próximo e danificou a fiação, que ficou caída sobre a via.
Na cidade de Canoinhas, também houve três quedas de árvores, sendo que uma delas obstruiu completamente a Estrada Geral de Valinhos. Ao chegar no local, os bombeiros se depararam com um enxame de abelhas que estava atacando as pessoas nas proximidades. Com o uso de roupas de apicultor, as equipes conseguiram controlar o enxame.
Destruição no Extremo Oeste
Os temporais foram mais intensos na região Oeste de Santa Catarina ao longo do sábado (20). Em Barra Bonita, uma casa foi arrastada pelos fortes ventos e caiu em cima de um veículo, que sofreu danos significativos. Além disso, pelo menos 30 ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) no município, em especial nas linhas Caçador Baixo e 13 de Maio.
Outras ocorrências, como quedas de árvores e postes de energia, deixaram a população sem luz em toda a região. Mais de 200 metros quadrados de lona foram distribuídos às famílias que sofreram destelhamentos. Felizmente, de acordo com a Defesa Civil, ninguém ficou ferido.
Confira os 10 municípios com ventos mais fortes
- Urupema – 106,7 km/h
- Água Doce – 106,4 km/h
- Rio Negrinho – 70,6 km/h
- Campos Novos – 67,2 km/h
- Pinhalzinho – 66,5 km/h
- Major Vieira – 65,9 km/h
- Siderópolis – 64,7 km/h
- São Miguel do Oeste – 60,2 km/h
- Concórdia – 59,4 km/h
- Campo Erê – 57,4 km/h
- Canoinhas – 57,0 km/h
Confira o vídeo do temporal em Canoinhas
Homem perde perna e órgão genital após furtar moto e sofrer acidente
Suspeito sofreu colisão grave contra carro e precisou ter os membros amputados
Um homem de 23 anos sofreu um acidente grave enquanto fugia com uma moto furtada da frente de uma residência na manhã deste domingo (21) em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. Devido aos ferimentos, ele precisou amputar uma perna, o pênis e os…