24 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Tétano já causou três mortes neste ano em Santa Catarina

Foto: Divulgação
Casos são raros no estado, mas índice de letalidade é alto

Apesar dos casos de tétano estado serem raros, a doença preocupa as autoridades catarinenses por conta da alta taxa de letalidade. No primeiro semestre de 2025, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica registrou cinco casos, sendo que três evoluíram para óbito, uma mortalidade superior a 50%.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Desde o início da série histórica, em 2007, até o ano passado, houve o registro de 216 pessoas que foram infectadas. Dessas, 78 morreram, representando uma taxa de letalidade de 36,11%. Em relação à faixa etária, o maior número é entre pessoas de 50 a 64 anos de idade. Além disso, a prevalência é do sexo masculino 78,2%, enquanto apenas 21,8% do sexo feminino.

Os grupos mais vulneráveis incluem aposentados e pensionistas (29,5%), trabalhadores rurais (11%) e trabalhadores da construção civil como pedreiros e serventes (8,5%), principalmente devido à maior exposição a ambientes contaminados e riscos de acidentes com objetos perfurantes.

A maneira mais eficaz de combate à essa enfermidade é a vacinação. O imunizante contra a bactéria Clostridium tetani, presente no solo, poeira e fezes de animais, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e a aplicação é gratuita.

“A vacina é a principal forma de proteção e está disponível gratuitamente em todos os centros de vacinação. Toda pessoa deve receber as três doses da vacina contra o tétano, e principalmente ficar atento aos reforços a cada 10 anos”, destaca João Augusto Fuck, diretor da DIVE.

Como ocorre a contaminação

A contaminação ocorre por meio de feridas abertas, cortes profundos, queimaduras ou objetos perfurantes contaminados. Uma vez no organismo, a bactéria produz uma toxina que afeta o sistema nervoso, provocando contrações musculares dolorosas e dificuldade para engolir. Nos casos mais graves, ocorre paralisia e insuficiência respiratória, podendo levar a óbito, se não tratado adequadamente.

           

             

Catarinense de São Bento do Sul é destaque no automobilismo nacional

Competindo na Turismo Nacional, Alexandre Bastos é líder em três categorias diferentes

A Turismo Nacional, categoria de automobilismo, tem um catarinense que está dando o que falar. Alexandre Bastos é líder nas três categorias que disputa: Overall, Sprint e Endurance. E para confirmar ainda mais a boa fase, venceu três das seis provas disputadas no último fim de semana no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçú, São Paulo. Nas outras três, conseguiu ficar entre os cinco melhores.

Continue lendo