Alta foi de 6,2%, superando a média histórica, afirma IBGE
O varejo de Santa Catarina registrou um crescimento acumulado de 6,2% nos seis primeiros meses de 2025. É o segundo melhor desempenho no país no período, atrás apenas do Amapá, que teve alta de 7,8% e bem acima da média nacional, que foi de 1,8%. Os dados foram reunidos pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (13).
Na comparação entre junho de 2025 e o mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 3,1% — o quarto melhor do país —, enquanto a média nacional ficou em 0,3%. Os dados referem-se ao chamado varejo restrito, que engloba a venda de bens não duráveis e semiduráveis, como alimentos, roupas e eletrônicos, e exclui atividades do setor voltadas ao comércio de veículos, materiais de construção e atacarejo.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O crescimento do varejo restrito no primeiro semestre superou a média histórica de 4,6%, segundo o IBGE. Entre os segmentos analisados, um dos destaques em Santa Catarina foi o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que apresentou a maior expansão do país, com alta de 7%. Também se destacaram os setores de outros artigos de uso pessoal e doméstico (+15,2%) e de tecidos, vestuário e acessórios (+7,5%). A única queda ocorreu no segmento de equipamentos de informática, com retração de 9,4%.
Na avaliação do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), Hélio Dagnoni, os resultados da PMC surpreenderam positivamente. Ele afirma que muitos analistas previam uma desaceleração econômica já no primeiro semestre, o que não se confirmou.
“Tivemos o melhor primeiro semestre para o varejo desde 2019. Um crescimento de 6,2% é muito expressivo e deve ser comemorado. Estamos atentos ao que pode acontecer agora na segunda parte do ano. A desaceleração deve vir, mas ainda devemos continuar crescendo, pois a economia de Santa Catarina é pujante e diferenciada em nível nacional”, afirma Dagnoni.
Já em relação ao varejo ampliado — que inclui veículos, materiais de construção e atacarejo —, o crescimento em Santa Catarina foi um pouco menor no primeiro semestre: 4%. Ainda assim, o resultado se destacou no cenário nacional, sendo o quinto melhor entre os estados e muito acima da média nacional, de 0,5%.
Funcionários da Caixa em SC teriam desviado R$ 3 milhões do INSS
Investigados utilizaram dados fraudulentos para sacar benefícios todos os meses, afirma PF
Funcionários e ex-funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) em Santa Catarina e no Rio de Janeiro teriam desviado R$ 3 milhões por meio de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Eles foram alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (13).