A situação foi registrada em Florianópolis, Laguna, Balneário do Rincão e Palhoça e foi intensificada pelo ciclone em alto-mar
Moradores de algumas cidades litorâneas de Santa Catarina enfrentaram transtornos na madrugada e manhã desta terça-feira (29). O fenômeno foi intensificado pelo ciclone que ocorre em alto mar empurrando mais água em direção ao continente. Em Florianópolis a água invadiu a pista da SC-405, no bairro Rio Tavares, e chegou a entrar em algumas casas. Com a pista tomada pelo mar um longo congestionamento foi registrado afetando o trânsito no Sul da Ilha.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Na avenida da Saudade, no bairro Itacurubi, a situação não foi diferente com a maré alta causando lentidão e longas filas. A situação afetou o fluxo de veículos na SC 401 e se estendeu até a avenida Beira Mar Norte. Já no Centro da cidade o estacionamento do Centro Sul também deu espaço ao mar. A recomendação da Guarda Municipal é de que os motoristas evitem as áreas de alagamento.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a maré de sizígia, é comum nesta época do mês por conta do alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra. O quadro já era esperado, contudo os ventos intensos provocados pelo ciclone agravaram os impactos.
Situação no Litoral Sul
Em Laguna foram registrados alagamentos em áreas próximas ao Centro Histórico e na praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta, onde o mar chegou a cobrir parte da faixa de areia. Imagens que circulam as redes sociais mostram a forte ressaca, provocada pelo ciclone, atingindo ranchos de pesca e invadindo ruas. O mar também avançou sobre as ruas do Balneário Rincão e na Guarda do Embaú em Palhoça.
As prefeituras continuam monitorando a situação e alertam para que os moradores de áreas costeiras fiquem atentos às atualizações dos órgãos de meteorologia. A dica é não transitar em áreas alagadas, principalmente nos horários de pico da maré.
Previsão
Os efeitos da maré ata deve diminuir no decorrer do dia, mas um novo pico vai ocorrer por volta das 17 horas. Durante a tarde os efeitos também devem ser sentidos em cidades do Litoral Norte do estado. Nos próximos dias o fenômeno deve diminuir gradualmente com o afastamento do sistema de baixa pressão no Oceano.
Frio chega com força e rajadas de vento voltam a atingir SC nesta terça
Mínimas não passam dos 10°C em todas as regiões; ventos podem chegar aos 80 km/h
Uma nova onda de ar frio atua no estado desde a noite desta segunda-feira (28) e provoca uma queda abrupta das temperaturas nesta terça. As mínimas nas regiões mais frias, como…