1 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Segurança

Volta dos voos de balão em Praia Grande é cancelada pelo mau tempo

FOTO: Aero 360/Prefeitura de Praia Grande/Divulgação
Retorno era para acontecer nesta terça-feira com novas regras; dois projetos de lei que tratam da segurança da prática tramitam na Alesc

A Associação de Voo de Instrução em Balão de Ar Quente (AVIBAQ) cancelou a retomada dos voos de balão de ar quente em Praia Grande, que estava programada para acontecer nesta terça-feira (1°). Segundo comunicado publicado nas redes sociais, a decisão foi tomada após ser verificada a previsão do tempo para esta terça-feira, a qual indicava fortes rajadas de vento, tornando o voo inseguro.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

As operações na cidade não acontecem desde o dia 21 de junho, quando um trágico acidente matou oito pessoas e deixou outras 13 feridas. A volta aconteceria nesta terça com um novo regulamento, elaborado pela AVIBAQ e com participação do empresariado do setor. São 25 novas regras para tornar a prática mais segura. Entre elas estão:

  • obrigatoriedade de dois extintores de incêndio dentro do balão
  • realização de um checklist prévio
  • análise da previsão do tempo no dia anterior

A lista completa ainda não foi divulgada pela entidade. Em breve o regulamento completo será repassado. Novas assembleias ainda devem ocorrer entre pilotos e empresários afim de novas regras serem estabelecidas.

Alesc

Na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, dois projetos de lei tramitam afim de tornar a prática de balonismo mais segura no estado. Um dos PLs, proposto pelo deputado Padre Pedro Baldissera, determina que as empresas operantes devem se registrar junto à Defesa Civil estadual e aos municípios onde atuam, realizem testes funcionais em equipamentos de segurança antes de cada decolagem e utilizem rádios aeronáuticos, rastreamento por GPS, kit de primeiros socorros e paraquedas reserva.

O texto também proíbe voos em condições meteorológicas adversas, sob áreas densamente povoadas e com o transporte de materiais inflamáveis. A fiscalização ficará a cargo da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros Militar, dos municípios e da Anac, cada um dentro de suas competências. O projeto prevê multas que vão de R$ 5 mil a R$ 50 mil, além de suspensão ou cassação definitiva das atividades em caso de reincidência grave.

O outro PL estabelece outras normas para tornar os voos com fins turísticos mais seguros. Segundo o texto, os pilotos deverão possuir CNPJ e uma autorização junto à Anac para serviços especializados, cadastro ativo com o órgão estadual de turismo e seguro contra danos a terceiros e passageiros.

Antes de cada voo, os passageiros devem ser informados sobre trajeto, condições climáticas, instruções de segurança e procedimentos de emergência. Também será obrigatório o fornecimento de termo de responsabilidade assinado.

Além disso, o texto propõe a obrigatoriedade de extintor de incêndio no cesto do balão, proibição de operação sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas e exigência de áreas seguras e demarcadas para pouso e decolagem.

Idosa relata cárcere privado e agressões; casal suspeito é preso preventivamente

Vítima de 87 anos disse que tinha medo de ser morta pelo filho e pela nora caso falasse sobre os episódios

Um casal foi preso em flagrante no município de Urussanga, no Sul Catarinense, por cárcere privado e agressões contra uma idosa de 87 anos. A ação ocorreu na noite desta segunda-feira (30), por volta das 20h30, no bairro De Villa.

Continue lendo