13 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Variedades

170ª Festa do Divino Espírito Santo inicia nesta sexta-feira (17)

Foto: Juliana Bartholomey / TVBVonline

Parte dos lucros da festa em Santo Amaro da Imperatriz será destinada ao Rio Grande do Sul

Nesta sexta-feira (17), tem início a celebração da Festa do Divino Espírito Santo em Santo Amaro do Imperatriz. A festividade, que já alcança a 170ª edição, é um marco cultural na história do município, reunindo tradição, devoção e cultura.

Neste ano, o casal festeiro encarregado da organização são Adriano Murilo Schmidt e Maria Elaine Ramlow Schmidt. A família está comprometida não apenas com o patrocínio da festa, mas também com a participação ativa em diversas atividades que contribuem com a comunidade.

 

Uma das novidades é a substituição dos tradicionais fogos de artifício por um almoço oferecido às pessoas da APAE de Santo Amaro da Imperatriz, de Águas Mornas, e às famílias assistidas socialmente pela Paróquia Santo Amaro. A professora, Maria Elaine, compartilha a motivação por trás dessa mudança, “Nós temos uma filha que está fazendo Psicologia e faz estágio na APAE de Santo Amaro, com repercussão que a gente conhece sobre o ouvido, com o som estridente que acaba atrapalhando os autistas, os cachorros e as pessoas idosas, a gente entendeu que seria de melhor proveito fazer o almoço do que colocar os fogos” afirma.

Os atrativos da festa incluem desde a solene missa até o desfile da Corte Imperial, passando por apresentações musicais, como a participação da Camerata Florianópolis e da banda Santo Amaro. A programação também inclui a área de alimentação com diversos pratos caseiros típicos da região, incluindo a produção de bolachas caseiras da própria paróquia.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

A festa tem como objetivo celebrar a descida do Espírito Santo, que ocorre cinquenta dias após a Páscoa. Originada como um pedido de paz da rainha Isabel ao Divino, em meio a conflitos na família real portuguesa, a festa foi dedicada ao Espírito Santo, marcada pela significativa tradição da doação da coroa à igreja e o alimento aos pobres como expressão de gratidão, elementos que são parte integrante da celebração. Essa tradição viajou até chegar ao Brasil, sendo introduzida em Santo Amaro da Imperatriz, Santa Catarina, em 1854, pelos imigrantes açorianos.

O Pároco, Frei Germano Guesser, ressalta a importância histórica e espiritual da festa, destacando o significado para a comunidade local: “Como uma tradição açoriana, isso já vem há um tempo com a novena nas casas, a cantoria e depois, antes da festa mesmo, após a Páscoa acontece nas casas das famílias com a novena e a passagem da bandeira do Divino. Esta festa é maior e muito mais significativa do que a do próprio padroeiro que é Santo Amaro,” conclui o Frei.

A festa do Divino deste ano terá um impacto ainda maior, estendendo sua contribuição para a comunidade do estado vizinho. Uma parte dos lucros gerados pela Festa do Divino Espírito Santo de Santo Amaro da Imperatriz em 2024 será destinada como doação para o Rio Grande do Sul, para auxiliar as vítimas das enchentes.

Confira a entrevista sobre o evento no SC Acontece: