20 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Policial

260 litros de agrotóxico ilegal são apreendidos no Oeste de Santa Catarina

Decisão conjunta da Anvisa e da Fiocruz baniu o produto em do Brasil em 2020

Durante operação Hórus MJSP, de combate a crimes transfronteiriços, na última quinta-feira (20), a Polícia Civil de Santa Catarina apreendeu 260 litros do dessecante Paraquat Sigma, agrotóxico de uso proibido no Brasil. A ação ocorreu no município de Campo Erê, no Oeste de Santa Catarina.

O contrabando foi detectado após abordagem da polícia a um veículo e tanto o motorista, natural de Barros Cassal (RS), quanto o passageiro, de Alpestre (RS), foram presos em flagrante e conduzidos para a Delegacia de Polícia. De acordo com o Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes contra o Agronegócio (CAOAGRO) a carga está avaliada em R$ 20 mil.

O produto Paraquat foi banido em 2020 com base na reavaliação toxicológica da Anvisa, elaborada em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A literatura científica demonstra que a exposição ao produto provoca efeitos de extrema gravidade para a saúde humana, que podem levar à morte do indivíduo mesmo se o contato ocorrer com doses pequenas. Segundo a Fiocruz, a exposição ao ingrediente leva à falência de múltiplos órgãos, em especial os rins, pulmões e fígado.

 

Foto: PCSC / Reprodução

Policial

Policial

Policial

Policial

Policial

Policial