TVBV Notícias Educação 300 estudantes já participaram do Programa Pacto pelo Saneamento na Educação
Educação

300 estudantes já participaram do Programa Pacto pelo Saneamento na Educação

Iniciativa da Prefeitura de Florianópolis orienta crianças da rede pública e particular de ensino através de aulas e visitas técnicas

O Programa Pacto pelo Saneamento na Educação já atendeu 300 estudantes, mostrando a importância da ligação correta de esgoto. A iniciativa é da Prefeitura de Florianópolis, através da Assessoria de Políticas Públicas para Infância e Juventude, em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) e Habitasul.

O objetivo do Programa é orientar os alunos da rede pública e particular de ensino sobre os impactos do saneamento de Florianópolis, através de aulas e visitas técnicas, e o impacto dessa conscientização na saúde pública e no turismo, tendo em vista a influência direta na balneabilidade das praias.

Ao todo, o programa conta com quatro aulas: três na sala de aula, explicando como funciona e a importância do ligamento, e a última aula, de forma lúdica, com visita ao SAE (Sistema de Água e Esgoto) da Habitasul em Jurerê Internacional, para ver na prática o que foi apresentado em sala.

 

O projeto tem como apoio: Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) Jovem, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem, Capítulo XV de Novembro nº 756, Capítulo Hercílio Luz nº 1049, Capítulo Florianópolis nº 076, Bethel 08 Fênix de Florianópolis, Trato pelo Capivari, Trato pela Lagoa e Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais.

“Nos últimos meses, tivemos a oportunidade de impactar a vida de 300 estudantes. O programa não é apenas sobre aprender conceitos em sala de aula, mas sim vivenciá-los na prática. Com a parceria de entidades comprometidas, os alunos podem ver de perto como o saneamento impacta diretamente a vida em nossa cidade. Estamos construindo uma geração mais consciente e engajada na preservação do meio ambiente”, relata Samuel Vidal, assessor de Políticas Públicas para Infância e Juventude.

“Receber os estudantes e poder explicar nosso passo a passo é muito gratificante. Todos ficam impressionados com cada etapa do processo e percebemos que o aprendizado é muito efetivo unindo a teoria com a prática”, explica Fabiana Valois Thiesen, gerente geral do SAE da Habitasul.

 

Foto: Prefeitura de Florianópolis

Sair da versão mobile